Encerra neste domingo (6) a programação do CineAlter 2022 (Festival de Cinema Latino-americano de Alter do Chão), com a exibição do filme “Ainbo: a guerreira da Amazônia”, que ocorre na praça Sete de Setembro em Alter do Chão, a partir das 20h. Em seguida, acontece a cerimônia de premiação e apresentações culturais: intervenção teatral, show da Banda El Puxirum, Naieme e Paulo Figueira.
O filme “Ainbo: a guerreira da Amazônia” é uma produção peruana, holandesa e norte-americana distribuída pela Paris Filmes. A animação em 3D é a estreia do cineasta José Zelada, que escreveu produziu e dirigiu o longa. Ao lado dele, Richard Claus também trabalhou como diretor.
Ainbo nasceu e foi criada na aldeia de Candámo, na floresta Amazônica. Um dia, ele descobre que sua tribo está sendo ameaçada por outros seres humanos. A garota enfrenta a missão de reverter essa destruição e extinguir a maldade dos Yakuruna, a escuridão que habita o coração de pessoas gananciosas.
Entre 3 e 6 de novembro, o CineAlter contou com exibições de filmes em cinco categorias, sendo duas competitivas: Samaúma (Latino-Americano) e Açaizeiro (filmes paraenses). As mostras paralelas são: Seringueira (filmes de indígenas, pessoas pretas e LBGTQIA+) e Ipê (filmes de baixo-custo). A novidade deste ano foi a mostra infantil, que contoi com a exibição de 5 obras voltadas para este público. A premiação se divide em 7 categorias: Melhor Curta, Melhor Atuação, Melhor Longa, Menções Honrosas, Prêmio do Público, Melhor Filme Paraense e Concepção Artística.
CineAlter
Um dos eventos mais importantes do audiovisual na Amazônia é realizado na vila balneária de Alter do Chão, distrito localizado em Santarém, no oeste do Pará. São quatro dias de festival com atividades de exibição e programação multicultural que envolvem música, exposições fotográficas, dança e teatro.
Ao todo, 789 produções foram inscritas, oriundas de 21 países da américa latina e outros continentes. Porém, somente 38 foram selecionados e outros 4 foram convidados, resultando num total de 42 filmes exibidos na grande tela. De acordo com a coordenação, a escolha se deu através de uma curadoria profissionalizada e com uma diversidade de olhares sobre as produções.
O CineAlter é uma realização do Instituto Território das Artes (ITA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) em Termo de Fomento com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult/PA) e correalização da Associação de Atores, Autores e Técnicos do Teatro de Santarém (ATAS). Em 2021, o festival mobilizou 8 mil pessoas presencialmente e 10 mil pessoas por transmissão on-line.
Com informações da assessoria