São esperados 930 novos casos da doença em 2022 no estado
O câncer de próstata é segundo mais incidente em homens, no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, segundo estimativas do Instituto nacional do Câncer (Inca). No Pará, a doença lidera os casos de câncer em homens.
De acordo com o Inca, 930 novos casos de câncer de próstata devem ser registrados na população paraense neste ano de 2022.
Semelhante a uma castanha e pesando cerca de 20 gramas, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que está localizada abaixo da bexiga e tem como principal função a produção de esperma.
Segundo o Ministério da Saúde, 75% dos casos atingem homens acima dos 65 anos, sendo a idade um fator de risco, além do histórico familiar (pai, irmão e tio) e excesso de gordura corporal.
Com evolução silenciosa, o câncer de próstata mata um homem a cada 38 minutos no Brasil e raramente apresenta sintomas em fase inicial.
“Quando os sinais começam a surgir, mais de 90% dos tumores já estão em fase avançada, o que reduz bastante as chances de cura”, explica o urologista Daniel Pedro, que atua na Clínica Censo, no município de Parauapebas (PA).
O urologista detalha que quando o câncer está avançado, são comuns os seguintes sintomas: dor nos ossos, dores ao urinar, vontade constante de urinar e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Prevenção e diagnóstico
O médico reforça que adotar atitudes saudáveis ajuda na prevenção desta e de outras doenças, mas afirma que a única maneira de garantir a cura para o câncer de próstata é o diagnóstico em fase inicial.
“Não apresenta nenhum sintoma? Não se enquadra nos fatores de risco? Ainda assim, vá ao urologista e converse sobre o exame de toque retal e o exame de sangue”, recomenda o profissional.
Cerca de 20% dos casos são identificados com exame do toque retal. Neste procedimento, o médico avalia alterações na glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
A campanha Novembro Azul é um período dedicado para chamar atenção dos homens para que cuidem da saúde. “Pelo menos uma vez por ano é necessário fazer uma investigação. O exame não vai evitar que você tenha a doença, mas vai ajudar a tratar o mais cedo possível, aumentando as chances de cura em mais de 90%. Não deixe para amanhã. Cuide da sua saúde, hoje, agora!”, alerta o médico.
A clínica Censo realiza consulta com urologista, ultrassonografia de próstata e PSA (exame de sangue que rastreia o câncer de próstata).
Com informações da assessoria