Campanha de doações de brinquedos do HMS encerra com parceria de estudantes do Colégio São Raimundo

Alunos do 3° ano do Colégio São Raimundo Nonato fizeram uma campanha de arrecadação
Foto: Ascom HMS

Pacientes da pediatria do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) receberam, hoje (31), doações de brinquedos de alunos do 3° ano do Colégio São Raimundo Nonato. A ação marcou o encerramento da campanha interna do Hospital intitulada “Amor em forma de doação”, que iniciou no dia 11 de outubro, em alusão ao Dia das Crianças. Mais de 1.000 brinquedos novos e seminovos foram arrecadados pelos estudantes.

Para a ação realizada na manhã de hoje, cerca de 40 crianças internadas na pediatria e no setor de observação do PSM foram presenteadas. Os brinquedos que não foram doados deverão ser entregues na programação em comemoração ao Natal, no mês de dezembro.

A equipe do setor psicossocial foi a organizadora da Campanha e contou com a importante parceria da vice-diretora da escola São Raimundo. “Nós disponibilizamos caixas para receber as doações nas recepções do HMS, da UPA e ambulatório e infelizmente a arrecadação foi tímida. Quando eu recebi o contato da direção da escola falando do interesse de mobilizar os alunos, ficamos muito animadas”, detalhou a supervisora do setor, a psicóloga Lígia Ferreira.

Ação solidária

Para a Patrícia Xavier, vice-diretora da escola, a campanha foi uma oportunidade de resgatar o projeto de ação solidária que o educandário já realizava antes da pandemia. Ela afirma que quando levou a proposta para os adolescentes logo houve adesão e a mobilização para receber as doações foi considerada um sucesso.

“O nosso objetivo é oportunizar uma educação integral, não ofertamos só conteúdo. Queremos também que eles tenham entendimento que o ato de doar favorece a consciência sobre um sentimento tão nobre de solidariedade, que se sente importante ao fazer a doação, como também possibilita a construção de valores que nortearão a vida delas”, diz a professora.

A estudante Laila Diandra, falou da gratidão de participar da campanha de doação. A jovem disse que a turma conseguiu a quantidade de 1.100 brinquedos. O ato, segundo a jovem, levou um bom sentimento para os pequenos que estão em uma rotina pesada de tratamento dentro do hospital.

”É muito lindo ter este ato e perceber que a escala nos incentiva”, enfatizou. A gente está muito grato e feliz de ter conseguido arrecadar uma quantidade importante e ainda com brinquedos de boa qualidade. Tinha carro de Barbie, boneca Barbie, ursos de pelúcia. Nós fizemos vários kits, onde em cada saco tinha até 5 brinquedos de boa qualidade. Perceber o brilho no olhar dos pacientes foi a maior recompensa e despertou na nossa equipe o desejo de continuar os trabalhos solidários”, finalizou.

O encerramento da Campanha “Amor em forma de doação” continuou no período da tarde com a apresentação de “palhaçaria” e um lanche especial para os acompanhantes.

A ação teve a iniciativa da direção do Hospital em parceria com o setor psicossocial, comunicação, coordenação de enfermagem da UPA e coordenação do ambulatório.

Ascom HMS