O ”esquenta” para o CineAlter acontece neste sábado (15) no Espaço Alter do Chão
Marcado para o início de novembro, o CineAlter terá neste sábado (15/10) um esquenta, que acontece no Espaço Alter do Chão, a partir das 21h. Será a oportunidade para o público e a comunidade em geral conhecer detalhes do projeto da programação oficial para este ano. O lançamento será ao som de muito brega e carimbó com os shows de Priscila Castro e Tatu Kanastra. Ingressos antecipados podem ser adquiridos ao valor de R$ 15.
Natural da comunidade do Carariacá, no Rio Amazonas, a cantora Priscila Castro é destaque no cenário musical paraense contemporâneo. Foi cantando ritmos dançantes que ela conquistou um grande número de fãs e construiu sua personalidade musical. A artista abraça a pluralidade da música paraense, conectando com outras sonoridades e vivências universais. Em 2021, lançou seu primeiro álbum, contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc. Este primeiro trabalho traz um pouco de cada influência musical e cultural adquirida ao longo desses anos de estrada.
Tatu Kanastra, “O Cascudinho do Carimbó” é um dos grupos do Movimento de Carimbó do Oeste do Pará, liderado pelo Mestre Paulinho Barreto. O grupo que surgiu em 2015 possui um repertório com músicas autorais bem dançantes, além de clássicos da região. A temática inclui causas contemporâneas, indígenas e socioambientais da Amazônia, a preservação das águas, florestas e a cultura regional do Tapajós.
CineAlter
O CineAlter (Festival de Cinema Latino-americano de Alter do Chão), um dos eventos mais importantes do audiovisual na Amazônia, acontecerá entre os dias 3 e 6 de novembro, na Vila Balneária de Alter do Chão. O distrito, localizado em Santarém, no oeste do Pará, é conhecido como um dos melhores destinos do turismo no Brasil. Serão quatro dias de festival com atividades de exibição e também programação multicultural que envolvem música, exposições fotográficas, dança e teatro.
Ao todo, 789 produções foram inscritas, oriundas de 21 países da américa latina e outros continentes. Porém, somente 38 serão selecionados através de uma curadoria profissionalizada e com uma diversidade de olhares sobre as produções. Outros 4 serão convidados, resultando num total de 42 filmes exibidos na grande tela.
São quatro categorias, sendo duas competitivas: Samaúma (Latino-Americano) e Açaizeiro (filmes paraenses). As mostras paralelas são: Seringueira (filmes de indígenas, pessoas pretas e LBGTQIA+) e Ipê (filmes de baixo-custo). A premiação se divide em 7 categorias: Melhor Curta, Melhor Atuação, Melhor Longa, Menções Honrosas, Prêmio do Público, Melhor Filme Paraense e Concepção Artística.
O CineAlter é uma realização do Instituto Território das Artes (ITA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) em Termo de Fomento com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult/PA) e correalização da Associação de Atores, Autores e Técnicos do Teatro de Santarém (ATAS). Em 2021 o festival mobilizou 8 mil pessoas presencialmente e 10 mil pessoas por transmissão on-line.
SERVIÇO
Lançamento Cine Alter
Data: 15 de outubro
Local: Espaço Alter do Chão
Endereço: Rua Lauro Sodré, 74 – Alter do Chão, Santarém – PA,
Horário:
CINEALTER
Festival de Cinema Latino-americano de Alter do Chão 2022 (CineAlter 2022)
Período: 3 a 6 de novembro
Local: Alter do Chão, Santarém.
Com informações da assessoria