Ação iniciou na quarta-feira (12) e não tem data para ser finalizada. Até o momento, 81 embarcações já foram fiscalizadas.
Embarcações do tipo ‘dragas’, utilizadas no garimpo ilegal no leito do rio Madeira, em Porto Velho, estão sendo destruídas por uma operação da Polícia Federal (PF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação iniciou na quarta-feira (12) e não tem data para ser finalizada.
Segundo a PF, a operação busca “desestruturar organizações criminosas que lucram causando prejuízos ambientais com a mineração, modificação do curso natural do rio, destruição da vegetação ribeirinha e interrupção de canais de água”.
Até o momento, 81 embarcações já foram fiscalizadas e, de acordo com a polícia, todas as medidas administrativas legais e necessárias para a desestruturação da prática do garimpo ilegal foram tomadas.
Veja o video:
https://globoplay.globo.com/v/11022672/
Vídeo: PF e Ibama realizam operação contra o garimpo ilegal no Norte do país
Ainda segundo a PF, a destruição das dragas foi necessária por não ser possível guardar, transportar ou apreender os equipamentos das embarcações.
O rio Madeira é considerado uma Área de Proteção Ambiental (APP), e não tem a atividade de garimpo permitida no local.
Vídeo: Fiscais explodem dragas no rio Madeira durante operação contra garimpo ilegal
Manifestação e fechamento da BR-319
Na noite de quarta, após a operação da PF e Ibama, garimpeiros e familiares fecharam um trecho urbano da BR-319, que liga Rondônia ao Amazonas, para protestar contra as medidas adotadas na operação.
Fonte: g1 Rondônia