O setor de qualidade do Hospital Municipal de Santarém é o responsável pela ação
A anotação de enfermagem é fundamental para a eficiência da prestação de serviços e dos cuidados à saúde, que reúne informações relevantes e particulares do enfermo. Diante da importância dessa atividade diária, o setor de qualidade do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) realizou na sexta-feira (23) e hoje (26) um treinamento envolvendo a equipe assistencial com o tema “Evolução e Anotações de Enfermagem – Linguagem, aspectos legais e organização”. O objetivo do evento foi aprimorar as habilidades dos profissionais.
Segundo a gerente assistencial do HMS e UPA, Joycineia Nobre, essa prática traz diversos benefícios para a equipe médica e o paciente, pois é por meio dela, que é possível planejar a assistência que deve ser prestada, além de fornecer dados de forma organizada e resumida, que facilitam o mapeamento de intercorrências, garantem acerto e segurança do trabalho organizado. Ela enfatiza que toda equipe de enfermagem deve sempre estar atenta às anotações e evoluções.
“Nós pedimos ao setor de qualidade esse treinamento para reforçar o conhecimento das nossas enfermeiras, enfermeiros e técnicos. Sabemos que trata-se do registro de informações sobre o paciente, feito de forma cronológica, com a finalidade de apresentar a ordem de acontecimentos dos fatos desde a admissão até a alta”, destacou Joyce.
Nos dois dias de treinamento, os profissionais da enfermagem dos plantões diurnos e noturnos puderam participar. O conteúdo foi passado pelas enfermeiras supervisoras do setor. De acordo com a enfermeira Isabella Vasconcelos, responsável pelo setor da Qualidade do Hospital, é importante chamar atenção da equipe para fluxos de trabalho considerados comuns, principalmente quanto à evolução correta no prontuário.
“O prontuário precisa ficar bem organizado e manter sempre atualizado, e também nos destacamos os aspectos relacionados a linguagem, se comunicar de uma forma efetiva, tendo em vista que o colega de trabalho que vai dá seguimento do plantão ele precisa entender muito bem sobre o tratamento que o paciente está recebendo e seu sinais e sintomas. Falamos ainda sobre os aspectos legais, sabendo que as anotações servem como respaldo”, enfatizou.
Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até o hospital, como por exemplo, de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção; e ainda as condições gerais do paciente – nível de consciência, estado nutricional, higiene pessoal, coloração da pele, queixas, se possui sondas, curativos e demais.
“O que ficou evidente e nos tirou da zona de conforto foi que quanto mais você anota, mas a gente se respalda e passa informações mais fiéis sobre o paciente. Isso vai servir para toda equipe multiprofissional, e ainda possivelmente pode ser objeto de estudo caso algum estudioso solicite, dentro dos direitos legais. Essas anotações é um dos aspectos principais do prontuários, que vai servir a favor de todos que estão cuidado do enfermo”, finalizou o enfermeiro do HMS, Domingos Fernandes.