Mais de 300 mil de pessoas acompanharam o Çairé pelas redes sociais

Produtores de Conteúdo e Influenciadores Digitais criaram conteúdos sobre a maior manifestação cultural da região
Divulgação

Quem esteve presente no Çairé, na vila balneária de Alter do Chão, em
Santarém\PA, acompanhou de perto a cultura local, o rito tradicional com a busca dos mastros, além do festival dos Botos, com o espetáculo da disputa dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi.

Porém, quem não pode comparecer, acompanhou tudo pelas redes sociais. Mais de 300 mil pessoas tiveram acesso aos conteúdos sobre o Çairé, por meio de publicações de Produtores de Conteúdo e Influenciadores Digitais de Santarém e da região. Foram 8 profissionais que deram apoio na divulgação do Çairé 2022. Uma média de 38.045 mil pessoas alcançadas por cada um.

Os internautas foram impactados pela vivência compartilhada pelos profissionais, que ofereceram inúmeros conteúdos sobre a Festa do Çairé e o Festival dos Botos.

Para o jornalista, professor e produtor de conteúdo digital, Fábio Barbosa, fazer a cobertura do Çairé e disponibilizar publicações sobre cultura nas mídias sociais propicia a participação, a informação e principalmente a interação entre internautas e colaboradores.

“O Çairé é uma grande festa cultural. Divulgar o rito tradicional e a disputa dos Botos foi gratificante pelo espetáculo que tudo isso é”.

Para fomentar a cultura e o turismo na vila de Alter do Chão, o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Luis Alberto, destacou que o trabalho dos produtores de conteúdo e influenciadores digitais foi fundamental.

“O Çairé acabou, mas as pessoas ainda falam o quão bonito foi a festa. Reunimos com os profissionais e explicamos todo o processo para a realização do Çairé. Eles tiveram acesso ao Lago dos Botos durante as apresentações e a população acompanhou tudo pelas redes sociais”, enfatizou.

Com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, o jovem Wandre Farias conta como foi a experiência de acompanhar toda programação do Çairé. “sou natural do Maranhão, mas minha família mora em Juruti, aqui no Pará. A experiência de vivenciar o Çairé foi maravilhosa. Eu pude conhecer esse evento grandioso, tanto o rito tradicional quanto a disputa dos botos. Eu fiquei muito feliz em mostrar aos internautas como é o Çairé. Essa divulgação não foi só para o Brasil, foi para outros países também. Agora estou ansioso para o Çairé 2023, porque é uma festa de tirar o fôlego, que encanta do início ao fim”.

A Analista de Sustentabilidade da Equatorial, Michelle Miranda, destacou o apoio para a divulgação da festa e a importância de fomentar a cultura da região. “Os Produtores de Conteúdo e Influenciadores Digitais receberam carregadores por indução, para que ficassem ‘ligados’ e não perdessem nenhum momento. Depois de dois anos, o Çairé retornou com toda sua energia e todos da Equatorial estão satisfeitos e orgulhosos de participarem desse grande evento, ajudando a promover a cultura e movimentando a economia local”.

Este ano, o Çairé teve patrocínio master do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pela Equatorial Energia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear. A realização ficou sob a responsabilidade da Namazônia, Prefeitura de Santarém e Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Produtores de conteúdo e Influenciadores Digitais
Fábio Barbosa @fabiobarbosafb
Emanuel Júlio @turismoaqui
Wandre Farias @wandre_farias
João Paulo @turismodealter
Luana Leão @gastronomiasantarem
Andrews Farias @andrewsfariass
Thaís Marques @tatazinhamarques
Allen Rechene @rechenereal

Assessoria de Imprensa
Ailanda Tavares / Fabriane Ramos