O objetivo é concentrar e otimizar as aplicações; confira como fica o atendimento;
Devido ao baixo estoque de imunizantes e visando evitar perdas de doses, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), montou um cronograma diferenciado de administração de vacinas contra covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana. De segunda a sexta-feira haverá revezamento no fluxo de atendimento. O objetivo é concentrar e otimizar as aplicações. Enquanto isso, a campanha contra a gripe e contra a poliomielite segue normalmente. No sábado a imunização ocorre na Prefeitura de Santarém, das 8h às 14h.
O novo esquema de atendimento de vacinação na zona urbana passa a funcionar assim: na segunda-feira, das 8h às 16h, a imunização contra covid-19 ocorre nas UBS’s: Aparecida, Área Verde, Diamantino, Maicá, Nova República e Salvação. Na terça-feira, nas UBS’s: Interventoria, Mapiri, Maracanã, Uruará e Vitória Régia. Na quarta-feira: Conquista, Matinha, Jaderlândia, Jardim Santarém e Santa Clara. Na quinta: Amparo, Esperança, Aldeia/Fátima/Laguinho, Jutaí e Santo André. Na sexta: Aeroporto Velho, Floresta, Livramento, Mararu, Prainha, Santana e Santarenzinho. O Planalto e a região de Rios seguem uma programação diferente.
Conforme o Ministério da Saúde, o calendário vacinal contra covid-19 disponível, a 1ª e 2ª dose: 3 anos ou +, a 3ª dose: 12 anos ou +, a 4ª dose: 18 anos ou +, imunossuprimidos, profissionais da saúde e da educação; trabalhadores das forças armadas, de segurança e salvamento, com intervalo de 4 meses entre cada dose.
A coordenadora da rede de frios da Semsa, Katia Moura, esclarece que o município não tem vacina disponível para algumas faixas etárias. “O nosso município não dispõe de vacina para crianças de 3 a 4 anos e para os adolescentes entre 12 a menores de 18 anos. As vacinas que nós tínhamos para esse público acabaram e estamos aguardando o recebimento de novas doses.”
Ela ainda explica quais vacinas estão disponíveis. “Os adultos que tenham tomado a 1 dose com Astrazeneca, podem ir até uma UBS para tomar a 2 dose. Essa mesma vacina também está sendo disponibilizado para 3 e 4 dose para as pessoas acima de 18 anos. Já as crianças de 5 a 11 anos podem tomar a pfizer pediátrica, que deve ser administrada com intervalo de 2 meses entre as doses. No momento essas são as únicas vacinas que possuímos”, concluiKatia.
Para receber os imunizantes é necessário apresentar o carteira de vacinação, cartão SUS, um documento com foto e o CPF. Os trabalhadores da saúde devem levar o comprovante de vínculo em um estabelecimento de saúde, como contracheque, crachá ou carteira de trabalho.
As pessoas que apresentam sintomas de qualquer doença na fase aguda devem aguardar a completa recuperação para se vacinar.
Vacinação contra Gripe e Poliomielite
A vacinação contra a gripe é indicada anualmente para evitar sintomas graves e a mortalidade por influenza, toda população a partir de 6 meses de vida pode se vacinar.
Em Santarém, 50.642 pessoas receberam a vacina até o momento. A campanha segue até acabar as doses, a Semsa possui mais de 5.200 vacinas na rede de frios.
Já a campanha contra a Poliomielite visa evitar a paralisia infantil. A campanha vai até o dia 30 de setembro, tendo como público-alvo crianças de 1 a menores de 5 anos. Apesar disso, a taxa de vacinação deste ano continua muito baixa, apenas 6.244 crianças foram vacinadas contra o vírus. Para se imunizar contra ambos os vírus basta ir em uma das UBS’s da zona Urbana, Planalto e Rios, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Ascom PMS