O título veio por um ponto de diferença, 444 contra 443
Com o tema ‘Amor que faz a tradição’, a agremiação cultural Boto Tucuxi é a campeã do Festival dos Botos 2022. O resultado saiu às 17h40, na apuração que aconteceu no Lago dos Botos, em Alter do Chão. Foram 444 votos contra 443 do Cor de Rosa. O Festival aconteceu dentro da Festa do Çairé nos dias 16 e 17.
“É um título conquistado com muito trabalho e muita dedicação com a participação de todos. Ganha o Tucuxi, mas ganha também nossos torcedores a comunidade de Alter do Chão e a cultura santarena”, festejou Toninho Araújo, presidente do Tucuxi.
O Tucuxi levou para o Lago dos Botos no sábado, 17, uma apresentação colorida recheada de criatividade, ritmo, dança e beleza. Em 1h57 de apresentação, o compromisso com a fé, religiosidade, meio ambiente e tradição desfilou em forma de arte.
Leia Aqui Mais detalhes da apresentação
O prefeito Nélio Aguiar parabenizou o boto Tucuxi pelo título e o boto Cor de Rosa por sua apresentação. “O Tucuxi está de parabéns por mais um título. O Cor de Rosa também fez uma grande apresentação. O título é de um, mas quem ganha são as duas agremiações e a cultura santarena. Foram dois dias de um lindo espetáculo”, disse o gestor.
O Çairé 2022 tem patrocínio master do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pela Equatorial Energia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear. A realização está sob a responsabilidade da Namazônia e Prefeitura de Santarém.
Boto busca alcançar adversário rosa em número de títulos
Um show de cores, criatividade, ritmo, dança e beleza. Assim foi a segunda e última noite do Festival dos Botos que celebrou na noite de ontem, 17, a cultura local, o folclore regional e os artistas que se doam e trabalham para realizar o belíssimo espetáculo. Dessa vez, a empolgação da galera ficou por conta do Boto Tucuxi que defendeu o tema “Amor que faz a tradição”.
Com o objetivo de alcançar o adversário rosa em número de títulos, o Tucuxi levou ao Lago dos Botos mais de 500 brincantes dentre itens e corpo coreográfico. Atualmente, o Boto Cor de Rosa é o atual campeão com 11 títulos e o Tucuxi tem 10.
Em 1h57 de apresentação, o compromisso com a fé, religiosidade, meio ambiente e tradição desfilou em forma de arte sob o comando do presidente do Grupo Sociocultural Boto Tucuxi, Toninho Araújo.
“O espetáculo Amor que faz a tradição é um musical que envolve dramaturgia e coreografias onde destacamos o trabalho dos nossos artistas de Alter do Chão responsáveis pela criação de todo o processo criativo da apresentação. Assim, demos destaque a biodiversidade, aos encantos locais e a tradição que é o enlace que sustenta nosso Festival”, disse Toninho.
Uma homenagem ao compositor e mestre da cultura popular Luis Alberto Chuica foi o destaque da noite. Chuica ‘veio’ em uma alegoria com cerca de 20 metros trazendo a Rainha do Çairé item Nº 03 que encerrou a apresentação.
A manifestação de arte e cultura atraiu turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Natural do Paraná, a turista Camila Lopes se emocionou ao ver pela primeira vez o Festival. “Eu já conhecia Alter do Chão, mas não sabia dessa festa, então foi uma grata surpresa vir e me deparar com esse cenário paradisíaco que abriga uma festa tão linda.”
Ascom PMS