1° Festival Solos do Pará encerra nesta terça-feira (6) com espetáculo circense

Como parte da programação terá duas oficinas de teatro na Ufopa campus Rondon, às 14h e 17h, respectivamente. A inscrição é gratuita.
Divulgação

O espetáculo de ‘Um Homem Só’, da Cia de Circo Nós Tantos, de Belém, marcará o encerramento do 1º Festival Solos do Pará, hoje (6), às 20h, no auditório Maestro Wilson Fonseca, na UFOPA campus Rondon. A entrada é gratuita e a classificação do público é livre. A programação do evento começou no dia 1º de setembro e é organizada pela Associação Artístico Cultural Olho D’água (AACOD), com sede em Santarém, oeste do Pará. Os espetáculos são exibidos também por meio de um canal no YouTube.

“Eu me sinto honrado em encerrar esse festival maravilhoso, que só engrandeceu o teatro para o público santareno. O meu espetáculo é para idade de zero há 120 anos. Nele eu busco levar muita diversão e arte. Todos estão convidados”, falou o ator do espetáculo, e doutorando em Artes, Yure Lee.

O evento realizou nos dias da programação oficinas de teatro, sempre com o tema do espetáculo do dia anterior, além de palestras sobre gestão de cultura e criação de projetos culturais. Hoje, terá a atividade formativa intitulada “Dramaturgia e direção cênica para espetáculo de circo”, da Cia de Circo Nós Tantos (Belém), que ocorrerá às 14h. E em seguida, às 17h, terá a oficina do grupo Kauré (STM) – “Aula-espetáculo: Um em vários, vários em um e o mesmo sempre”. Os interessados podem ir até a Ufopa campus Rondon ou se inscrever pelo site teatroolhodagua.com.br/solosdopara/.

“A entrada é gratuita para todas as apresentações dos solos e ainda para as oficinas. Nosso principal objetivo é aproximar a população santarena do teatro com um formato único, que são os solos. A peça teatral de hoje tem classificação livre, a criançada está convidada para conhecer a Cia Nós Tantos de Belém”, enfatizou.
 
Sobre o Festival

O “Festival Solos do Pará” foi contemplado com o Prêmio Preamar de Cultura e Arte em 2022. O evento tem a parceria institucional da PROCCE e da Diretoria de Cultura da UFOPA – Universidade Federal do Pará, ao ceder o espaço para apresentações e oficinas.

Divulgação

Para que o “FestSolos” pudesse acontecer houve a seleção de seis espetáculos em formato de monólogo. Os seis escolhidos tinham que fazer a apresentação do espetáculo e ainda durante o dia proporcionar para a comunidade um encontro teatral, entre eles, oficina, bate-papo, workshop, aula espetáculo, falando da construção cênica da peça de cada um. No primeiro dia houve uma palestra com Danilo Bracchi, da Fundação Cultural do Pará (FCP), com o tema Gestão Cultural na Amazônia. Além de duas oficinas de elaboração de projetos culturais com foco na Lei Semear, realizada pelo Olho D`água. Veja todos os detalhes da programação no site teatroolhodagua.com.br/solosdopara/.

Os grupos selecionados foram: Cia Sorteio de Contos, Nanan Falcão, Cia de Circo Nós Tantos, ambos de Belém; Cia Casa Circo, de Macapá, o Grupo Olho D’água e o Grupo de Teatro Kauré, de Santarém.

“O público que não conseguiu ir até o auditório assistir presencialmente, nós disponibilizamos a apresentação ao vivo no canal no youtube do Olho D’água. Todas as apresentações teve e terá tradução simultânea em LIBRAS”, finalizou o coordenador do evento, Elder Aguiar.

Com informações da assessoria