Acidente aconteceu, na noite de domingo, durante o Festival de Cirandas de Manacapuru. Ponta de guindaste envergou e alegoria despencou de uma altura de 15 metros.
Um vídeo mostra o momento em que uma alegoria despenca de um guindaste durante o Festival de Cirandas de Manacapuru, no interior do Amazonas. O acidente aconteceu na noite de domingo (28), e deixou mais de 20 feridos. Onze pessoas foram transferidas para Manaus, três delas em estado grave.
A alegoria que despencou estava suspensa por um guindaste. No vídeo, é possível ver quando a ponta do guindaste enverga, levando a alegoria ao chão. Também é possível observar que a estrutura caiu porque o cabo que segurava a alegoria acabou descendo depois que a ponta do guindaste envergou.
Veja no link o exato momento do acidente:
Cirandeiros, como são chamados os brincantes do festival, se apresentavam na arena Parque do Ingá, em Manacapuru, quando o acidente aconteceu. Domingo marcava o encerramento desta edição do evento, que começou na sexta-feira (26).
Os feridos estavam dentro da alegoria, que pertencia à Ciranda Flor Matizada, responsável por fechar as apresentações deste ano.
Veja o video por outro ângulo:
Conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a alegoria despencou de uma altura de 15 metros. Em nota, o Governo do Amazonas informou que o acidente deixou pelo menos 23 feridos.
Cerca de 11 vítimas foram transferidas para unidades de saúde de Manaus. No Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, Zona Leste, há cinco pessoas, sendo três em estado grave. Ainda não informações sobre onde as outras seis vítimas estão internadas.
Os feridos que ficaram em Manacapuru foram encaminhados à unidade de saúde da cidade, o Hospital Geral Lázaro Reis. Na noite de domingo, a prefeitura do município disse, em nota, que a unidade estava preparada para atender as vítimas. “Informamos também que toda uma estrutura médica estava montada no Parque do Ingá e que os primeiros atendimentos foram feitos ainda no local”, afirma a nota.
Manacapuru é uma cidade da Região Metropolitana de Manaus (RMM) que fica a 68 quilômetros da capital. O acesso ao município é feito pelas vias terrestre, fluvial e aérea. Por via terrestre, o acesso é pela Rodovia AM-070 (Manoel Urbano), passando pela Ponte Phelippe Dou, conhecida como Ponte Rio Negro.
Festival de Cirandas
O Festival de Cirandas e Manacapuru ocorre anualmente na cidade de mesmo nome. Três agremiações – Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional – se apresentam e disputam o título de ciranda campeã.
É considerado o segundo maior festival folclórico do Amazonas. O primeiro é o Festival de Parintins.
Por causa da pandemia da Covid-19, o evento estava suspenso há dois anos.
Com informações do g1 Amazonas