Aproximadamente 18m³ de madeira serrada da espécie Ipê-Amarelo estava sem documentação legal
Na madrugada deste sábado (13) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em abordagem de rotina no Porto da Balsa de Itaituba (sentido Itaituba-Santarém), no âmbito de sua circunscrição, constatou um caminhão Mercedes Benz transportando madeira serrada da espécie Ipê-Amarelo sem a documentação necessária.
A PRF solicitou dos condutor os documentos e nota fiscal da carga, porém o mesmo declarou não possuir documentação para o transporte. Ainda segundo o condutor havia um segundo indivíduo conduzindo o veículo, por isso não sabia onde estavam as chaves para conduzir o veículo à Unidade de Apoio da PRF de Itaituba.
Ainda durante a abordagem, a equipe policial percebeu quando o segundo indivíduo entregou as chaves ao condutor, tendo ambos declarado estarem juntos no veículo.
Após realizar os cálculos de volumetria e a identificação macroscópica da essência, a PRF apurou que eram transportados na carroceria do veículo, aproximadamente, 18,63 m³ de madeira serrada da espécie Ipê-Amarelo (Handroanthus Serratifolius).
Tendo em vista a ausência de documentação ambiental e nota fiscal para o transporte da madeira, constatou-se a ocorrência, em tese, do crime ambiental de transporte irregular de madeira, artigo 46 da Lei nº 9.605/98
O condutor do veículo e seu auxiliar receberam voz de prisão e se comprometeram a comparecer em juízo mediante assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sendo liberados posteriormente.
A madeira foi recolhida e será encaminhada ao órgão ambiental competente.
RDN, com informações da PRF