Educadores de Santarém participam de formação ambiental sobre água no planeta

O encontro marca o início de uma nova fase do Projeto Escola D´Agua desenvolvido em Santarém
Titular da Semed, Maria José Maia em um dos encontros sobre o projetoFoto: Ag. Santarém

Nesta quinta-feira (28) e amanhã, 29 de Julho, cerca de 120 professores da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino participam de uma Formação de Educação Ambiental. O encontro marca o início de uma nova fase do Projeto Escola D´Agua desenvolvido em Santarém (PA) desde 2014. Serão 10 escolas contempladas diretamente nesta edição, além de outras consideradas parceiras.

O Projeto Escola D’água trabalha junto com comunidades ribeirinhas para promover práticas saudáveis de cuidado com a água, acesso à água segura e estruturas de saneamento adequadas.  Integra o programa global Swarovski Waterschool que busca preparar as crianças das novas gerações para compreensão e prática do uso sustentável da água. O projeto está presente em escolas próximas a grandes rios em sete países: Áustria, Brasil, China, Índia, Uganda, Tailândia e Estados Unidos. No Brasil, está presente em Santarém, no Pará e na RDS Piagaçu Purus, no Amazonas. 

Em Santarém (PA) a iniciativa é coordenada pelo Instituto  Mureru Eco Amazônia (IMEA) em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAZ) com apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), 5ª Unidade Regional de Ensino (SEDUC), Sindicato dos Profissionais da Educação (SINPROSAN) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Lucineide Pinheiro, coordenadora do projeto

Segundo a professora doutora Lucineide Pinheiro, coordenadora do projeto em Santarém, esta formação visa discutir com professores, técnicos e diretores das escolas as principais temáticas do projeto, ouvindo-os em suas realidades e construindo uma agenda para a prática em cada comunidade escolar. “Um novo momento do projeto que visa mostrar essa realidade das águas do planeta, importância do cuidado e a valorização das nossas escolas como espaços de mobilização social”, disse Lucineide.

Veja quem são os palestrantes convidados:

A formação será realizada das 8h às 18 horas no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Campus Santarém.

Com informações da assessoria