Jovens violonistas de todo o Brasil serão selecionados e irão apresentar músicas de autoria de Sebastião Tapajós; confira regulamento e link para inscrição
O Instituto Sebastião Tapajós vai promover de 18 a 20 de novembro, o 1º Festival de Violão Sebastião Tapajós, com atividades online e presenciais. Jovens violonistas de todo o Brasil serão selecionados e irão apresentar músicas de autoria de Sebastião Tapajós (in memoriam), em Santarém, no oeste do Pará, e receber premiações. As inscrições iniciaram na terça (12) e seguem até 31 de agosto.
Podem se inscrever para a seleção violonistas de até 35 anos. O link para inscrição está disponível neste link, onde é possível conferir também o regulamento.
Para efetivar a inscrição, os artistas deverão enviar dois vídeos tocando músicas de autoria de Sebastião Tapajós.
O Festival ocorrerá em duas etapas competitivas:
- Serão selecionados 12 finalistas, com base nos vídeos inscritos por cada um.
- Na segunda etapa, os finalistas concorrerão às 4 premiações finais.
- Os vencedores deverão se apresentar em Santarém, nos dias 18, 19 e 20 de novembro.
- Locomoção, hospedagem e alimentação dos artistas selecionados serão por conta da organização do festival.
Premiações
Os 4 finalistas receberão como prêmio o valor de R$ 3 mil. Um violonista paraense receberá 01 violão confeccionado pelo Luthier Ivo Santos, grande artista santareno.
Incentivando novos talentos
A coordenadora do Festival e membro do Instituto, Tamara Saré, ressaltou que Sebastião Tapajós gostava de estimular outros músicos a ganharem espaço artístico, e o Festival é uma forma de seguir incentivando novos talentos. “A vida de Sebastião Tapajós era a música. E ele sabia que isso podia dar sentido à vida de outras pessoas ao fazerem da carreira artística e do violão um grande ofício. […] O artista tinha consciência do que ele provocava ao seu redor e de que quanto mais ele ampliasse esse universo, mais feliz ele seria”, conta.
Além de dar maior visibilidade aos jovens artistas, o evento é uma forma de perpetuar ainda mais o legado de Sebastião Tapajós. “Foi daí que surgiu a ideia do Festival de Violão: uma maneira de introduzir o legado dele a um território muito mais amplo, para que ele seja lembrado sempre dentro da nossa herança cultural”, destacou Tamara.
Organização do evento
A organização do evento é de responsabilidade do Instituto Sebastião Tapajós, instituição criada em 2017 com o objetivo de celebrar, difundir e conservar a extensa obra de Sebastião Tapajós e a sua história, além da produção de projetos e ações para fomento do segmento musical.
O responsável técnico do festival tem um nome de peso da música paraense, que também vem das cordas: Salomão Habib. Além de músico violonista, ele também é pesquisador, compositor de música erudita e regional paraense.
A realização do Festival acontece com recursos via emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, do Pará.
Paralelo ao evento, serão ofertadas oficinas de músicas e Master Class. O Festival será transmitido ao vivo por plataformas digitais e redes sociais, e terá sua etapa final com o show presencial dos vencedores em Santarém, oeste do Pará, onde residia Sebastião Tapajós.
Informações do g1 Santarém