O anuncio foi feito neste domingo (29), no Vaticano. Atual arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo será o primeiro cardeal da amazônia brasileira a partir de 27 de agosto

Da janela do apartamento pontifício, no Vaticano, o papa Francisco anunciou neste domingo (29) que o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. O sacerdote é natural de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, e é o segundo cardeal natural da cidade e com origem na Diocese de Criciúma. O primeiro havia sido Dom Paulo Evaristo Arns. Além dele, há outro brasileiro na lista de novos cardeais: o arcebispo de Brasília, Dom Paulo César. O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950, fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978. Estudou filosofia e teologia nos Franciscanos de Petrópolis.

É bacharel em filosofia e pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena e obteve a licenciatura e o doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma. Dom Leonardo já foi duas vezes secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi nomeado arcebispo de Manaus em 27 de novembro de 2019. A cerimônia de criação dos novos cardeais ocorrerá no dia 27 de agosto, no Vaticano. Com isso, o Brasil passará a ter nove integrantes no colégio cardinalício, sendo seis eleitores. “Rezemos pelos novos cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, ajudem-me no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o fiel povo santo de Deus”, pediu o papa.
Fonte: Vaticano News