CEEJA certifica primeira turma de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio em Santarém

Foram mais de 200 alunos concluintes; 72 receberam o certificado.
Corpo Docente do CEEJA Santarém – Foto/divulgação

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Santarém realizou no último sábado, 21 de maio, a primeira Cerimônia de Certificação de alunos do Ensino Fundamental e Médio do município.

O evento, realizado no auditório da Casa de Cultura Historiador João Santos, contou com a presença de 72 alunos que concluíram o ensino fundamental e médio no CEEJA e puderam receber o certificado.  A Filarmônica Municipal Professor José Agostinho se apresentou com o Hino Nacional Brasileiro.

A Secretária de Educação de Santarém Maria José Maia da Silva e o Diretor da 5 Unidade Regional de Ensino (5 URE) Francisco de Assis Costa prestigiaram a programação.

O professor Sandro Massaranduba, um dos pedagogos do CEEJA, explicou como surgiu a ideia da certificação.

“A ideia surgiu a partir do momento que uma grande quantidade de alunos concluiu o ensino fundamental e ensino médio uma vez que, mesmo durante a pandemia os professores não pararam suas atividades, as aulas continuaram sendo ministradas de forma remota e como a gente não parou tivemos um grande número de alunos concluintes e a partir daí surgiu a ideia de fazermos essa certificação, haja vista que mais de 200 alunos concluíram, a maioria do ensino médio”.

Ainda segundo o professor Massaranduba, apesar do número expressivo de alunos apenas 72 estiveram presente para receber o certificado.

“Infelizmente, alguns moram no interior, outros viajaram ou estão em outra cidade, mas o sentimento de toda equipe é de realização porque o objetivo maior do CEEJA Santarém é dar oportunidade à esses jovens e adultos que não tiveram chance ou tiveram entretempos em suas vidas, alunos que passaram mais de 20 anos sem estudar por vários motivos e conseguiram fazer a matrícula e nós demos total apoio para que eles concluíssem o ensino médio assim como o ensino fundamental”, disse o professor Sandro.

Ainda segundo ele, a previsão a partir de agora é fazer a cada final de ano letivo uma cerimonia de certificação com a mesma amplitude ou, quem sabe, até maior, já que essa foi a primeira.

Sobre o CEEJA

O Centro Estadual de Jovens e a da Adulão tos (CEEJA) é conhecido pelas instituições educacionais que dão suporte na obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental e médio para pessoas que tem mais de 18 anos. Funciona de forma similar ao supletivo – é destinado a pessoas que não conseguiram terminar a educação básica no tempo correto e tem dificuldade de conciliar os estudos com seu dia a dia.

Portal RDN