A simulação faz parte de um treinamento que foi realizada entre alguns colaboradores da equipe multiprofissional da Unidade.
Profissionais da saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h realizaram uma simulação realística com o objetivo de promover melhorias na sequência correta de atendimento a pessoas que chegam com parada cardiorrespiratória. Para a encenação, 16 pessoas precisaram ser envolvidas como parte de todo fluxo de acolhimento na Unidade. A ação marca o encerramento da Semana de Enfermagem.
A simulação começou desde a chegada do paciente, sendo feito por um estagiário de enfermagem, e a acompanhante da mãe, que contou com a participação de uma técnica de enfermagem. Os demais envolvidos estavam na ação nos postos normais de trabalho.
Para o enfermeiro, Alessandro Bonfim, organizador da simulação, essa é uma oportunidade de chamar atenção da equipe sobre cada detalhe aos protocolos de atendimento e ainda mostrar para população que a Unidade está focada em aprimorar as ferramentas de assistência. “Nós chamamos a equipe do psicossocial, da recepção, maqueiros, médico e enfermagem da sala vermelha para serem os principais atores, justamente por serem os que precisam está altamente capacitado em acolhimento de urgência e emergência”, explicou.
A sala vermelha foi o principal cenário da simulação, na oportunidade, a equipe colocou os equipamentos de monotonamente e fez a massagem cardíaca, seguindo do passa a passo de uma entubação e finalizando com o choque usando o desfibrilador.
O médico da sala vermelha, Edilson, acompanhou o atendimento realístico e enfatizou sobre a importância do treinamento. “Para toda a assistência precisa de sincronia da equipe e boa comunicação de cada ação que está realizando no paciente”, finalizou.
Toda a atividade foi avaliada de forma positiva pelos profissionais e marcou o encerramento da Semana de Enfermagem do HMS e UPA, na data em que se comemora o Dia do Técnico de Enfermagem.
Ascom HMS