O eclipse deste domingo poderá ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.
Um eclipse lunar total com uma “Lua de Sangue” poderá ser visto no Brasil na noite do próximo domingo (15/05), segundo o Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com os astrônomos, este será o único eclipse lunar total que acontecerá neste ano. O próximo será apenas em maio de 2025.
O eclipse lunar é um evento astronômico raro, mas belo de se observar e ocorre sempre que a Lua se move em direção da sombra da Terra, acontecendo no exato momento em que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com o planeta localizado entre os outros dois.
O eclipse deste domingo poderá ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.
“Lua de Sangue”
O eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Com isso, a Terra cobre totalmente o disco da Lua e isso causa o fenômeno. O satélite natural terrestre então fica com uma cor avermelhada — que passou a ser chamada de “Lua de Sangue”.
De onde e quando ver o eclipse lunar
O eclipse poderá ser visto completamente de todo o território brasileiro. Ele ocorrerá no fim da noite e a Lua estará numa posição alta. Poderá ser visto a partir do próximo domingo às 23h28, no horário de Brasília. À 0h29 de segunda-feira (16/02), começará o eclipse total, que vai durar até 1h54. O fim do eclipse está previsto para ocorrer às 2h55.
O fenômeno também será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A transmissão será iniciada a partir das 23h15 neste link.
Em Santarém
O eclipse lunar chega praticamente na semana em que uma parceria firmada entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e o Grupo de Estudo em Astrofísica e Observação Astronômica de Santarém (GEAOA) está possibilitando aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de observação de astros do Sistema Solar como o Sol, os oito planetas e demais objetos como o cinturão de asteroides, cometas e as galáxias.
A programação iniciou na segunda-feira (9) e se estenderá até sexta-feira (13) com um stand montado na Orla da cidade (ao lado do Terminal Fluvial) onde ocorre também exposição, apresentação de telescópios e demais instrumentos de observação astronômica, produtos temáticos (sourvinirs), bem como atividades que o GEAOA desenvolve em Santarém.
Por conta do eclipse o coordenador do projeto, professor Ronivaldo Lameira Dias, astrônomo amador e sócio junior da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), disse que vai tentar alongar o prazo de parceria com a Semed até a próxima semana para oportunizar aos alunos e público em geral a observação do fenômeno.
Com informações MSN Notícias