Sindicalistas e outros trabalhadores de diversos segmentos foram homenageados na terça-feira (03) em alusão à data.
A luta da classe trabalhadora pelo desenvolvimento do Brasil e os seus esforços para a garantia dos direitos trabalhistas foram celebrados na última terça-feira (03), na Câmara Municipal de Santarém, em sessão especial referente ao Dia Internacional do Trabalhador. Na ocasião, foram homenageados 15 profissionais, além de 14 sindicatos atuantes no município.
Um dos homenageados foi Adelson Sousa, primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Santarém. Em seu discurso ele destacou a importância de fomentar a união dos trabalhadores em prol do desenvolvimento de toda a classe. “É necessário que valorizemos cada vez mais os trabalhadores não somente os da categoria da Comunicação, mas de todas as classes. Por isso, devemos nos unir e lutar ao lado de nossos representantes públicos”, disse.
Ainda segundo Adelson, a homenagem se estende aos demais colegas que já atuaram no Sindicato e também aos demais membros das diretorias que mantem viva a entidade em prol da defesa dos direitos dos trabalhadores e busca melhores de condições de trabalho e salariais.
Adelson ressaltou que o atual momento vivido pelo Brasil, de precarização da classe trabalhadora com a retirada de direitos trabalhistas piorou a situação da classe.
“Nós vemos que nos Meios de Comunicação como um todo houve uma significativa melhoria em termos estruturais, em termos tecnológicos, de infraestrutura, na mobilidade, na logística das empresas de rádio, televisão, jornal, enfim, mas não houve a devida valorização dos trabalhadores, os trabalhadores em si também se valorizaram no sentido da qualificação profissional, formação em nível superior ou outras qualificações mas que ajudam na sua atribuição profissional”.
Ele defende uma maior união da categoria, participando mais das ações do sindicato, se integrando. Para Adelson, o próprio Sindicato dos Radialistas precisa se mobilizar junto a outras categorias, a outras entidades sindicais a fim de encontrar mecanismos para fortalecer a luta da classe trabalhadora, principalmente por melhores condições salariais.
“Eu fico muito agradecido pela iniciativa de ser homenageado, mas eu estendo, claro, essa homenagem a todos os colegas que lá no início trabalharam, contribuíram para que fosse fundado o Sindicato dos Radialistas de Santarém, colegas como Dornélio (Silva), Ormano Sousa, Augusto Sousa, Francisco Daleuson e outros que não recordo no momento, agradeço pelo oportunidade”, finalizou.
Ao longo da sessão, foram entregues 14 honrarias para trabalhadores que desempenharam suas profissões com excelência e atuaram no movimento sindical. Diversos sindicatos de Santarém também receberam certificado da Câmara Municipal em reconhecimento às contribuições para suas respectivas categorias.
Foram eles:
Sindicato dos Taxistas de Santarém (SINTSAN),
Sindicato dos Empregados no Comércio, Hotelaria e Similares do Oeste do Pará (SINECHOPA),
Sindicato dos Condutores Autônomos de Mototaxistas (SINCAMS),
Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (STPMS),
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Madeireiras de Santarém (SINTIMSAN),
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Santarém (SINTERT),
Sindicato dos Profissionais das Instituições Educacionais da Rede Pública Municipal de Santarém (SINPROSAN),
Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará (SINTESP),
Sindicato dos Empregados no Comércio de Santarém,
Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Santarém,
Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Santarém,
Sindicato dos Estivadores de Santarém,
Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Panificação e Confeitaria de Santarém (STIPCS),
Sindicato dos Profissionais de enfermagem, técnicos, duchistas, massagistas e empregados em hospitais e casas de saúde do Estado do Pará (SINTHOSP).
Portal RDN, com informações da Câmara