O foco da programação foi um “Pit Stop” de cirurgia segura e higienização das mãos.
A Semana de Segurança do Paciente do Hospital Municipal de Santarém (HMS) encerrou hoje (28) e abrangeu dinâmicas para conscientizar os profissionais de saúde, além de pacientes e acompanhantes, sobre as medidas de prevenção e redução de incidentes nos serviços de saúde. A programação teve a parceria de estudantes de enfermagem, onde houve orientações e brincadeiras usando as sete metas do paciente seguro, que é um programa do Ministério da Saúde, como tema das atividades.
Para ocasião, a entrada do Centro Cirúrgico foi toda sinalizada e usada como “palco” para realização de um “Pit Stop” da Cirurgia Segura. Essa ação envolveu os colaboradores que rodavam uma roleta e respondiam perguntas ligadas as sete metas do paciente seguro, que são elas: identificação do paciente, cirurgia segura, comunicação efetiva, Higienização das mãos, prevenção de quedas, segurança no uso de medicamentos e prevenção de lesões.
“A responsabilidade é de todos para manter-se seguro e principalmente garantir que o paciente fique seguro. Neste mês de abril a gente reforça esse tema com essas ações, mas as metas são cobradas diariamente. É um dos nossos principais objetivos manter o nosso colaborador qualificado e antenado com o cuidado em saúde”, enfatizou a diretora geral do HMS, Christian Swchartz.
Os pacientes que aguardavam cirurgias eletivas também receberam a visita da equipe organizadora, onde houve demonstração de como deve ser o atendimento correto desde a entrada do paciente até a saída. Houve ainda uma demonstração sobre higienização correta das mãos, que foi disseminada entre os colaboradores por meio de um vídeo. A semana de Segurança do Paciente aconteceu por três dias seguidos.
Treinamento de prevenção contra incêndio
Na tarde de hoje iniciou-se o treinamento de combate a incêndio com os colaboradores do HMS. Representantes da empresa Extinsan Extintores treinou a equipe multiprofissional que estava presente, usando exemplos reais em situações que tenha fogo. O objetivo é deixá-los aptos a saber como agir diante de um incêndio.
Nesta sexta-feira, às 15h, haverá o mesmo treinamento para os colaboradores que estiverem de plantão.
Ascom HMS