Temas como prevenção de acidentes, acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida estão sendo debatidos.
Iniciou nesta segunda-feira, 25, o curso de capacitação para gestores e agentes municipais de trânsito do Oeste do Pará. O curso é fruto de uma parceria entre o Departamento de Trânsito do Pará (Detran – PA) e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.
A formação visa integrar Estado e Municípios do Oeste do Pará, discutindo e planejando estratégias que melhorem projetos, operações, fiscalizações, engenharia e educação de trânsito, em toda a região.
No Brasil, o número de pessoas que morrem no trânsito é alarmante, mas Santarém segue na contramão dos dados e desde 2020 apresenta baixa no número de óbitos.
Em 2020, foram contabilizadas 17 pessoas vítimas de trânsito. Em 2021, 10 pessoas morreram por acidente. E até março deste ano, 3 óbitos foram registrados. Para Bento Gouveia, diretor técnico do Detran – PA, são esses dados, e a busca por um trânsito seguro, que motivam a realização desta capacitação.
“Esta capacitação fará com que gestores e agentes de Santarém e toda a região possam proporcionar à população um trânsito mais seguro, com organização e com redução no número de mortes.”, disse.
De acordo com o secretário Paulo Jesus, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dá aos municípios a responsabilidade de todas as questões relacionadas aos pedestres, circulação, estacionamento, parada de veículos e sinalização, por isso, esse tipo de capacitação vem somar com as políticas já desenvolvidas pela SMT, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.
“O curso vem para agregar conhecimento e melhorar tudo que a SMT já está fazendo para melhorar o trânsito de Santarém. É mais um fruto da parceria entre o Estado e o município, parceria essa que se estende nas operações, fiscalizações e tantos outros projetos que realizamos. Está com toda nossa equipe e com outros municípios do Oeste, estudando, discutindo e somando, é sempre importante.” destacou.
O curso segue até sexta-feira, 29, no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).
Ascom PMS