Evento reuniu mulheres para debater temáticas inerentes às moradoras da região, contando com parceiros de grande relevância, incluindo representantes da iniciativa pública e privada.
O I Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas, realizado na cidade de Cliper de Santo Antônio, Município de Oriximiná (PA) e apoiado pela ECAM, teve como tema “Tudo nela é de se amar”.
O evento, que ocorreu no fechamento do mês da mulher, teve como objetivo fortalecer a rede de mulheres do baixo Amazonas e debateu assuntos sobre autocuidado feminino, geração de renda, violência política, violência contra mulher e rede de proteção.
Mais de 200 mulheres do Baixo Amazonas, dos municípios de Juruti, Terra Santa, Faro, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Santarém, Belterra, de Alenquer, marcaram presença no evento. Entre os pontos altos do fórum foi a elaboração de uma carta que está em construção, na qual será pontuada as demandas emergenciais das mulheres da região, que será gerada a partir do relatório do evento.
A promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Dr. Lilian Braga, que esteve à frente da comissão organizadora do evento, destacou a importância do Fórum. “Trouxemos uma experiência familiar de produção de renda muito interessante, que a gente viu o quanto causou interesse nas mulheres que estavam presentes. Tivemos ainda a possibilidade de discutir sobre a violência política e ainda sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como a rede de proteção a esta mulher. Tudo isso foi possível porque nós contamos com um grupo de mulheres apoiadoras na cidade de Oriximiná. Cada uma delas representando as instituições, entre elas a Ecam, a quem nós agradecemos por todo o investimento profissional, humano e financeiro, para que este evento acontecesse. O Ministério Público é muito grato por essa parceria. E que nós possamos desenvolver muitas outras tarefas”.
O sucesso do evento foi possível ainda graças a parcerias de peso, que contou com Associação de Mulheres Trabalhadoras do Município de Oriximiná (AMTMO), Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO), Associação Comercial e Empresarial de Terra Santa (ACETS), Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACEOR), EMAÚS, Câmara Municipal De Oriximiná, Paróquia De Santo Antônio De Pádua, Ministério Público do Estado do Pará, MAGIOFER, Mineração Rio do Norte (MRN), OAB Subseção Óbidos, Conselho Regional de Psicologia do Pará e Amapá (CRP10), Prefeitura Municipal de Oriximiná.
Para a Psicóloga e assessora de Projetos da ECAM, Marcela Acioli, a atividade foi de grande importância para o movimento de mulheres do baixo Amazonas e trouxe uma ampla perspectiva dos diferentes contextos da rede de apoio a mulheres da região. “Foi uma troca muito bonita, carregada de afeto, sororidade e potência. Para a Ecam, foi a possibilidade de expandir as ações com o movimento de mulheres de outros municípios e fortalecer parcerias, ter mais visibilidade, e o mais importante fomentar a justiça social para mulheres”, finaliza.