Pesquisa da Realtime Big Data, divulgada nesta segunda (18), mostra as intenções de votos dos candidatos das eleições de 2022; confira os cenários
A poucos meses das tão aguardadas eleições de 2022, são crescentes as expectativas entre os candidatos que irão concorrer para conquistar novos cargos ou manter os atuais, por esse motivo entram em ação as pesquisas eleitorais que prometem nortear as intenções de votos dos participantes.
Partido de Moro confirma pré-candidato e não é o ex-juiz
Bolsonaro quer reunião com WhatsApp e fechar acordo com TSE
Uma pesquisa realizada pela Realtime Big Data, divulgada nesta segunda-feira (18), aponta um cenário favorável ao atual governador do Pará. Helder Barbalho (MDB). Se eleição fosse hoje Helder se elegeria no primeiro turno, com mais de 60% dos votos em todos os cenários estudados.
A pesquisa de intenção de votos teve seus dados coletados nos dias 15 e 16 de abril de 2022 e foi solicitada pela Record TV. Ao todo, foram entrevistadas 1.200 pessoas. Com uma margem de erro de 3 para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%.
Cenários avaliados
Na pesquisa espontânea, quando a pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, Helder aparece com 22%, seguido de Simão Jatene (4%), Zequinha Marinho (2%), Paulo Rocha (1%), Marcio Miranda (1%) e Delegado Eguchi (1%).
Nesse cenário, “outros candidatos” possuem o interesse de 3% dos entrevistados, enquanto “Nulo/Branco” e “Não Souberam/Não quiseram Responder”, com 14% e 52%, respectivamente.
Já nas pesquisas estimuladas, Helder lidera com pouco mais de 60% nos cenários 1 e 2.
Cenário 1:
- Helder Barbalho (MDB) – 60%
- Zequinha Marinho (PL) – 7%
- Fernando Carneiro (PSOL) – 3%
- Cléber Rabelo (PSTU) – 1%
- Nulo/Branco – 12%
- NS/NR – 17%
Cenário 2:
- Helder Barbalho (MDB) – 61%
- Zequinha Marinho (PL) – 7%
- Sílvia Letícia (PSOL) – 3%
- Cléber Rabelo (PSTU) – 1%
- Nulo/Branco – 12%
- NS/NR – 17%
Pesquisa estimulada – 2º turno
Considerando uma disputa de segundo turno entre Helder Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (PL), o cenário também foi favorável para o emedebista:
- Helder Barbalho (MDB) – 67%
- Zequinha Marinho (PL) – 13%
- Nulo/Branco – 10%
- NS/NR – 10%
Fonte: DOL