Primeira rodada do certame 2022 ocorreu no último final de semana; confira o placar e as próximas rodadas
Com o objetivo de promover a integração, socialização e inclusão dos atletas durante a competição, elevando o espírito esportivo e, ao mesmo tempo, oportunizando aos mesmos a possibilidade de despontar profissionalmente para o futebol começou no último final de semana (3 de abril) o Campeonato de Futebol Amador do Planalto BR 163, edição 2022. A competição é coordenada pelo desportista Francisco das Chagas do Carmo (Chaguinha).
Na primeira rodada, três goleadas. Jogando em casa a equipe da A.E.S. Planalto, atual vice-campeã venceu o Corinthians da Morada Nova pelo placar de 3×0. Na preliminar, os times do módulo B empataram em 1×1. O Botafogo do Tabocal venceu o Real Madri também por 3×0. Pelo módulo B o placar foi ainda mais elástico, 4×0 para o Botafogo.
O atual campeão, Palmeiras estreou perdendo para o Cipoal pelo placar de 3×1 no principal. Pelo módulo B as equipes ficaram no empate em 1×1.
Placar da 1ª rodada:
A.S.E. Planalto 3×0 Corinthians (M. Nova) – Modulo B 1×1
Cipoal 3×1 Palmeiras – Modulo B 1×1
Fluminense 3×1 Independente – Modulo B 2×0
Botafogo (Tabocal) 3×0 Real Madri – Modulo B 4×0
Fortaleza 3×2 Industrial – Modulo B 3×0
São Francisco 1×1 Botafogo das Lavras – Modulo B 4×0
Corinthians (Tabocal) 1×1 União – Modulo B 1×2
* Cruzeiro folgou na rodada.
A 2ª rodada está marcada para o dia 10 com os seguintes jogos:
- Independente X Corinthians
- Real Madri X A.S.E Planalto
- Corinthians (M. Nova) X Botafogo
- Industrial X Botafogo (Lavras)
- Cipoal X São Francisco
- União X Cruzeiro
- Palmeiras X Fortaleza
*Folga: Fluminense
Regulamento
O Campeonato de Futebol Amador do Planalto BR 163/2022 será disputado em duas chaves. Na primeira fase as equipes da CHAVE A jogam contra os times da CHAVE B. Se classificam direto para a outra fase o 1º e 2º colocados de cada chave com maior número de pontos positivos. Já as equipes classificadas em 3º, 4º, 5º e 6º lugar disputam a segunda fase em jogos eliminatórios (3º x 6º e 4º x 5º).
Na terceira fase, o 1º colocado joga contra o vencedor do jogo 3º X 6º, e o 2º colocado enfrenta o vencedor do jogo 4º X 5º. Os jogos serão em igualdade condições sendo que 1º e 2º colocados detém o mando de campo. Os vencedores farão a final do Campeonato.
A grande final terá as mesmas condições da semifinal, ou seja, em caso de empate no seu tempo normal, o vencedor sairá das cobranças de pênaltis (05 penalidades intercaladas, persistindo o empate, darão sequência em uma penalidade intercalada até sair um vencedor).
Esse ano, 15 equipes disputam o título do campeonato planaltino, sendo oito times na chave A e sete na chave B.
Chave ‘A’:
- A.E.S. Planalto
- Botafogo
- Industrial
- São Francisco
- Palmeiras
- Fluminense
- Corinthians
- Cruzeiro
Chave ‘B’:
- Corinthians (Morada Nova)
- Real Madri
- Fortaleza
- Botafogo (Lavras)
- E.C. Cipoal
- Independente
- União
Por ser um campeonato essencialmente do planalto, coordenação e equipes tentam seguir à risca essa particularidade. Mesmo assim, conforme o regulamento cada equipe pode inscrever até cinco (5) atletas da zona urbana. Detalhe, “Não será permitido nenhum atleta com vínculo profissional a menos de 1 (um) ano atuar na competição”, cita o regulamento. Existe, inclusive, uma limitação para inscrição dos atletas, tendo como limite as seguintes comunidades, Portão de Belterra, Poço Branco, Boa Fé, Morada Nova, Mojui dos Caboclos, São Paulo e Serra do Piquiatuba.
Para o campeão do planalto 2022 será ofertado troféu e uma quantia em dinheiro, mesma premiação para o vice-campeão (não foram divulgados os valores). Também serão premiados os destaques da competição.
O campeonato do planalto, além de ser um sucesso, tem revelado bons valores para o futebol santareno e paraense. Nomes como Auricélio Perema (ex-Paissandu), Jeová, que atuou no Sao Raimundo, Rodrigo Cipoal, Jeferson Poço Branco, Tiningu, entre outros, brilharam antes, em equipes planaltinas.
Confira a tabela completa com data dos jogos:
Portal RDN