A BR-163, conhecida como Santarém-Cuiabá, é um dos corredores econômicos mais importantes do Brasil, principalmente, para o escoamento da produção de grãos. A nova operadora vai administrar mais de mil quilômetros de estrada.
O governo federal e o consórcio Via Brasil BR163 assinaram na sexta-feira (1º) o contrato de concessão da BR 163/230 entre Mato Grosso e Pará. O consórcio vai operar a rodovia por dez anos, prorrogáveis por mais dois, e deve investir aproximadamente R$ 2 bilhões.
A nova operadora vai administrar mais de mil quilômetros de estrada. A rodovia é importante para o escoamento da produção agrícola. O trecho concedido fica entre Sinop, no Mato Grosso, e Miritituba, no Pará, onde tem um terminal portuário.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres, estão previstas três praças de pedágio, em Itaúba e Guarantã do Norte, no Mato Grosso, e Trairão, no Pará. O projeto inclui descontos para pagamento eletrônico e pontos de parada para caminhoneiros.
O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou o serviço de atendimento aos usuários.
O leilão da rodovia foi em julho do ano passado. O consórcio Via Brasil BR163 foi o vencedor ao oferecer o menor valor de pedágio: sete centavos por quilômetro rodado.
BR-163
O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela, disse que o governo tem atuado para melhorar as condições da BR-163, que dá acesso aos terminais e que enfrentou problemas há algumas semanas. “O Exército será acionado em uma operação quase de guerra”, ressaltou o ministro sobre as ações de pavimentação que serão feitas na via. “Nossa expectativa é que esse tenha sido o último ano com esse tipo de problema na BR-163.”
Em fevereiro, por causa das chuvas intensas na região e do aumento do tráfego de caminhões carregados, a rodovia enfrentou a formação de vários pontos de atoleiro, em um trecho de 47 quilômetros, localizado entre as comunidades de Santa Luzia e Bela Vista do Caracol. As dificuldades de tráfego chegaram a formar 50 quilômetros de filas de caminhões. No início deste mês, os problemas se repetiram, e a circulação foi interrompida, no último dia 4, no sudoeste do Pará.
A BR-163, conhecida como Rodovia Cuiabá-Santarém, é a principal ligação entre a maior região produtora de grãos do país, em Mato Grosso, e os portos da Região Norte, principalmente em Miritituba e Santarém, no Pará.
Com informações da Agência Brasil