Primeira campanha de enfrentamento ao trabalho infantil é lançada em Santarém

A primeira ação de 2022 teve como tema: Amar é proteção: Trabalho Infantil Doméstico é Exploração!
Reprodução

O lançamento da 1ª campanha social de enfrentamento ao trabalho infantil de 2022, aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), na Câmara Municipal de Santarém. Desta vez, a campanha teve como tema: Amar é proteção: Trabalho Infantil Doméstico é Exploração! 

O evento contou com a apresentação das crianças que são acompanhadas pelo projeto Transformar Vida. Cerca de 50 crianças e adolescentes que moram próximo ao Porto dos Milagres, no bairro Uruará.

Essa é mais uma campanha da Prefeitura de Santarém, promovida por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), com o apoio do Ministério Público do trabalho (MPT).

De acordo com a coordenadora da Aepeti, Agatha Flexa, o objetivo é potencializar as ações Intersetoriais e sensibilizar a sociedade em geral para intensificar o combate a essa violação em Santarém, através de estratégias que contribuam para a erradicação dessa prática.

“Nós desenvolvemos 4 campanhas anuais e essa é a primeira de 2022, que objetiva trabalhar com a temática do trabalho infantil doméstico, que podem prejudicar tanto fisicamente, quanto emocionalmente. Elas podem desenvolver lesões por esforço repetitivo, severas alergias por exposição a produtos químicos, risco de acidentes, dentre outros. Há também o risco de assédio sexual, por isso é de extrema necessidade o apoio de todos os órgãos e parceiros, e de toda sociedade civil organizada, para que juntos enfrentemos o trabalho infantil em nosso Município e região”, destacou Agatha.

A procuradora do MPT, Elysa Tomazi, destacou a prioridade dessa atuação do combate ao trabalho infantil.

“Existe toda uma articulação que se repete em Santarém também. Há muitos anos já existe uma parceria do MPT com o município, que vem sendo desenvolvido com o Aepeti, com a secretaria de Assistência Social. Atualmente também está sendo desenvolvido o MPT na Escola, sempre no sentido de atuação em rede do MPT e demais órgãos, para viabilizar esses projetos para que tenha uma sensibilidade muito grande com a temática”, ressaltou a procuradora.

A Secretária Municipal de trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância de trabalhar continuamente com o enfrentamento ao trabalho infantil.

“Já é tradição essa campanha que a gente faz, enfrentando o trabalho infantil. Infelizmente ainda temos essa cultura do trabalho infantil e a gente conta com esse diálogo com a sociedade, trazendo essa desmitificação do que é trabalho infantil, para que a gente possa identificar e somar esforços com toda a rede, fazendo os encaminhamentos necessários para proteger nossas crianças e adolescentes”, disse Celsa.

“A gente não trabalha somente um dia, somente na data alusiva ao trabalho infantil, a gente trabalha permanentemente, porque realmente é necessário que esse trabalho seja feito todos os dias, vigilante, com o olhar atento, para que a gente possa combater o trabalho infantil”, observou o Prefeito Nélio Aguiar, que também agradeceu a importante parceria com o MPT, Policias Militar e Rodoviária, Comdca, Delegacia da Criança e do Adolescente e toda a rede de prevenção e proteção a criança e ao adolescente.

Ascom PMS