O Programa oferta mais de 5.600 vagas em 69 municípios em parceria com as IES públicas e as prefeituras. O edital de credenciamento amplia a oferta de ensino; confira o resultado.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) publicou, nesta segunda-feira (14), o resultado definitivo do processo de credenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) particulares para participação no Forma Pará.
Ação do governo do estado, coordenada pela Sectet, o Forma Pará foi lançado em 2019 unindo esforços do governo com as IES e as prefeituras municipais. O programa busca reduzir o déficit da educação superior no Pará, ofertando cursos dessas instituições em todo o estado, principalmente nos municípios que não possuem polos universitários.
EXPANSÃO
Atualmente, o Forma Pará oferta mais de 5.600 vagas em 69 municípios paraenses por meio de parceria com todas as IES públicas instaladas no estado e com as prefeituras. Com o edital de credenciamento de instituições particulares, o Programa deu mais um passo para aumentar a oferta de ensino superior no estado.
“Como estamos ampliando as ações do programa muito rapidamente, chegamos a um ponto em que as IES públicas não conseguiam mais atender a demanda dos municípios por limitações administrativas, então a solução para continuar ofertando os cursos foi fazer o credenciamento das instituições particulares”, esclarece a secretária adjunta da Sectet e gestora do programa, Edilza Fontes.
Isso só foi possível com a publicação da Lei 9.324/21 que institui o Forma Pará como programa de Estado. O artigo 9º da Lei permite firmar parcerias e contratos com IES particulares nos casos em que seja inviável o atendimento da demanda por instituições públicas.
Confira o resultado definitivo do edital AQUI.
Agência Pará