Em Santarém, sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap) reuniram-se sábado (18/12), à tarde, na sede do instituto, no bairro do Livramento, na última Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021 em clima de confraternização de fim de ano e com a expectativa da comemoração dos 10 anos de atividades em março de 2022!
A AGO foi comandada pela presidente Terezinha Amorim, que está à frente do instituto desde 2015. Seu mandato deveria ter encerrado em março passado, mas em função da pandemia da Covid-19 em 2020, foi prorrogado por mais um ano por causa da inadimplência de sócios, o que dificultaria a formação de chapas.
Comissões – Terezinha informou que a inadimplência dos sócios ainda não foi superada totalmente. Foi decidido, por votação unânime, que a diretoria deve encaminhar um documento a todos os sócios inadimplentes com prazo mínimo para quitarem ou negociarem seus débitos. Os que não responderem, serão eliminados do quadro societário, como prevê o estatuto da entidade.
Outra decisão da AGO foi a criação de três comissões de trabalho com tarefas importantes. A primeira foi a Comissão Eleitoral (CE), que vai organizar o pleito para a escolha da nova direção do Instituto no dia 23/03/22. Essa comissão será formada pelos associados Wildson Queiroz, Alenilson Ribeiro e Cláudia Laurido. A CE deve lançar, em breve, o edital para iniciar o processo eleitoral.
Foi criada também a Comissão de Admissão de Novos Sócios (CANS), tendo à frente os associados Zé Ronaldo, Márcio Benassuly e padre Ivair. A CANS vai lançar edital público para o preenchimento de vagas e renovação do quadro societário da entidade.
Por fim, foi criada uma Comissão Especial para organizar os festejos de 10 anos do instituto. A ideia é realizar quateo eventos entre os dias 22 e 25 de março de 2022. A comissão é formada por Iza Tapuia, Jota Ninos e Alenilson Ribeiro.
Com informações da assessoria