Depósito de produtos químicos da Imerys explode em Barcarena

Incidente foi registrado na noite desta segunda-feira (6)
Incêndio de grande proporção atingiu depósito | Reprodução

Um depósito de produtos químicos da empresa mineradora Imerys explodiu na noite desta segunda-feira (6) na Vila do Conde, município de Barcarena, nordeste paraense.

A informação foi confirmada ao DOL por duas fontes, sendo uma ligada ao Corpo de Bombeiros da localidade.

Guarnições do Corpo de Bombeiros dos municípios de Abaetetuba e Barcarena foram deslocadas até o local. Por volta de 22h, foi informado que o incêndio foi controlado, mas que a densa fumaça branca ainda estava evidente .

Por conta da explosão química, há relatos de uma nuvem de fumaça branca que se formou na unidade e segue em direção às comunidades próximas. Em um relato, um socorrista afirma que moradores podem sofrer queimaduras no rosto e irritações na garganta. Se a situação se agravar, segundo informado, poderá ser feita uma evacuação total.

Demais relatos que circulam nas redes sociais evidenciam a preocupação entre moradores das localidades. Alguns afirmam que em casos de crianças e, principalmente, que tenham problemas respiratórios, que saiam de suas casas e procurem abrigos. “Procurar locais, tipo a beira da praia, onde o vento bate contrário a essa fumaça. Tem que ir pra lá”, orienta um morador.

Moradores relatam “cheiro forte” na cidade

https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/ddf6becdb117f378cf06db723585ea78/85025d7678e517793d11d042cf455c82?ad_program=[https://pubads.g.doubleclick.net/gampad/ads?iu=/75894840,34073805/DOL_INSTREAM&description_url=https://dol.com.br/noticias/para/686458/deposito-de-produtos-quimicos-da-imerys-explode-em-barcarena&tfcd=0&npa=0&sz=400×300%7C640x360%7C640x480&gdfp_req=1&output=vast&unviewed_position_start=1&env=vp&impl=s&correlator=[timestamp]#pre-roll]

   

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o resultado após a explosão química: no primeiro momento, uma nuvem branca avança na cidade, enquanto no segundo registro é possível ouvir o intenso barulho das sirenes das viaturas do Corpo de Bombeiros. Na última sequência de imagens, podemos acompanhar um pouco dos trabalhos realizados pelas autoridades competentes com o uso de máquinas pesadas no local da explosão.

LEIA TAMBÉM: Moradores abandonam casas após incêndio na Imerys

  

https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/ddf6becdb117f378cf06db723585ea78/fc43dd671cd3bcc9b666f91cbb2b9dee?ad_program=[https://pubads.g.doubleclick.net/gampad/ads?iu=/75894840,34073805/DOL_INSTREAM&description_url=https://dol.com.br/noticias/para/686458/deposito-de-produtos-quimicos-da-imerys-explode-em-barcarena&tfcd=0&npa=0&sz=400×300%7C640x360%7C640x480&gdfp_req=1&output=vast&unviewed_position_start=1&env=vp&impl=s&correlator=[timestamp]#pre-roll]

“Olha como tá de fumaça subindo aí! Isso aí vai fazer um mal horrível pra gente que tá aqui no bairro”, relata um morador que, com o celular nas mãos, grava a fumaça branca saindo de dentro de depósito da empresa. Ele reclama não ter obtido nenhuma resposta da empresa sobre o acontecido e frisa o forte cheiro que estava tomando conta da cidade.

“Vai lá na portaria e ninguém quer justificar nada pra gente. Ao menos vem aqui para o bairro avisar que tá acontecendo alguma coisa por causa desse cheiro forte de produto químico”, esbraveja. “Tá vendo aí a fumaça? Não tem condições de chegar até lá porque tá muito forte”, pontua.

Posicionamento

Por meio de nota, a Imerys informou que identificou um foco de incêndio em um dos galpões de beneficiamento da empresa e que apura as causas do incidente.

“A Imerys informa que foi identificado um foco de incêndio em um dos galpões da planta de beneficiamento da empresa, em Barcarena. O evento já foi controlado, não havendo qualquer acidente ou envolvimento com pessoas. A empresa está neste momento apurando as causas do incidente”, diz o comunicado.

Também na noite de hoje, o governador Helder Barbalho informou, através de publicação nas redes sociais, que acompanha os trabalhos das equipes responsáveis e que está em contato com o gestor municipal para tratar sobre o caso.

“Já entrei em contato com o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, oferecendo ajuda. Os órgãos do Governo do Estado já estão em contato com a prefeitura do município para tomar as devidas providências”, diz o chefe do executivo estadual.

Fonte: DOL e O Liberal