Em parceria com o Hemopa Santarém, a campanha com o tema “O oxigênio que corre nas suas veias pode salvar vidas” busca reforçar o estoque de bolsas de sangue da região
Com a intenção de reforçar o estoque da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Santarém, o Comitê Transfusional do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) promove nesta quinta-feira (02) a campanha ” O oxigênio que corre nas suas veias pode salvar vidas”.
O tema deste ano faz referência ao momento de pandemia, em que muitas pessoas sentiram a importância do oxigênio para manter a vida.
“A hemoglobina, que é uma proteína encontrada em um componente de nosso sangue, é responsável por transportar o oxigênio do nosso pulmão para o restante do corpo, o que nos mantém vivos, respirando”, explica a enfermeira da Agência Transfusional do HRBA, Paula Maia.
A unidade pertencente ao Governo do Pará, e gerenciada pela Pró-Saúde, busca aumentar a segurança no atendimento aos pacientes cirúrgicos, oncológicos e com doenças crônicas que recebem assistência no hospital, e precisam das doações.
A campanha será realizada das 7h30 às 16h, na Sala do Centro de Estudos e Pesquisa (CEP do HRBA). Colaboradores, acompanhantes de pacientes e demais usuários podem participar. As doações também podem ser feitas o ano todo nas dependências do Hemopa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
“Se você não puder comparecer ao HRBA porque já tem compromisso, não tem problema, procure o Hemopa durante a semana, que a equipe estará disponível para atender. Mas adote este ato de amor como rotina, pois nossos pacientes precisam da sua ajuda constantemente”, destaca a enfermeira Paula.
Por ser uma unidade de média e alta complexidades, referência em tratamento oncológico e em cirurgias na região, o HRBA precisa com frequência de bolsas de sangue e seus componentes, para atender a demanda dos pacientes que estão em tratamento na unidade.
De janeiro a outubro de 2021, o Hospital Regional do Baixo Amazonas utilizou um total de 4.947 bolsas de sangue. Alguns procedimentos, como por exemplo cirurgia cardíaca, pode demandar a utilização de até 15 bolsas de sangue para garantir a segurança do paciente durante o atendimento.
“Somos um hospital referência em várias regiões do Estado do Pará, que realiza cirurgias de alta complexidade e atendimentos oncológicos, entre outros. São pacientes que, em sua maioria, necessitam de sangue à disposição. Por isso, somos o maior consumidor do estoque de sangue do Hemopa de Santarém”, explica o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.
Moreschi reforça a importância da doação de sangue. “Essas campanhas ocorrem com o intuito de manter o estoque do Hemopa abastecido, e consequentemente garantir segurança e qualidade na assistência em saúde prestada à população”, finaliza o diretor hospitalar.
Critérios para doação de sangue
• Sentir-se bem, com saúde;
• Apresentar documento oficial de identidade com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Pesar igual o superior a 50 Kg;
• Quem tomou a vacina contra a Covid-19, precisa aguardar sete dias para realizar a doação (a equipe fará avaliação durante a triagem).
Comunicação HRBA/Ag. Pará