A data passa a fazer parte do calendário oficial no município de Santarém
A Câmara de Vereadores de Santarém aprovou na sessão desta quarta-feira (27) o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Profissional da Contabilidade. A data passa a fazer parte do calendário oficial no município de Santarém.
O Projeto é de autoria do vereador Ronan Liberal Jr (MDB) e atende o Ofício 0022/20 do Conselho Regional de Contabilidade – CRP/PA Delegacia de Santarém, que por meio do parlamentar buscou instituir no município de Santarém o Dia Municipal do Profissional da Contabilidade.
A proposta inicial era que a data fosse comemorada no dia 22 de setembro, em alusão à criação do primeiro Curso de Ciências Contábeis no Brasil, no dia 22 de setembro de 1945, porém, por meio de uma emenda substitutiva apresentada pelo vereador Alexandre Maduro (MDB) a data ficou para 6 de novembro.
Maduro explicou a mudança de data. Segundo ele, a justificativa para o dia de 6 de novembro é que nessa mesma data, em 1981, foi implantada a Delegacia do CRC em Santarém, portanto, a data é alusiva aos 40 anos de atuação do órgão em Santarém e região.
O CRC em Santarém
O Conselho Regional de Contabilidade do Pará, órgão representante da Classe Contábil no estado, possui atualmente 11.714 profissionais ativos, e é representado no município de Santarém, pela sua Delegacia, sediada na Av. Cuiabá n9 1920, bairro Caranazal.
A delegacia atua como um dos responsáveis por habilitar e legalizar o trabalho do contador em suas diversas funções, além de possuir a função de fiscalizar e orientar todos os profissionais dessa área, no que tange as responsabilidades e diretrizes dos contadores.
Atualmente em Santarém, tem registrado no CRC/PA, cerca de 787 profissionais ativos que na condução do seu ofício, os mesmos têm amplo e fácil acesso às informações e transações de pessoas, empresas, entidades e órgãos públicos, trazendo em seu bojo, uma grande responsabilidade pela não concordância aos atos de corrupção, à lavagem de dinheiro e à sonegação fiscal, sendo de essencial relevância para a sociedade.
“A história, os fatos atuais e as tendências futuras mostram que o profissional da Contabilidade continuará sendo essencial para este cenário em contínua transformação. A ética, a gestão apropriada dos recursos, o compromisso com a transparência e o registro fidedigno das transações é o alicerce dessa relevante profissão na constante busca de bem servir à sociedade brasileira”, diz parte do ofício enviado à Câmara.
Com informações da Ascom Câmara