Prefeitura de Canaã emitiu uma nota em seu site oficial alertando para os cuidados no município
As variantes são formas mutantes dos vírus e, algumas delas preocupam por serem potencialmente mais transmissíveis ou até mais letais. Este é o caso da variante Gama, que surgiu no início de novembro de 2020, em Manaus (AM), e rapidamente se espalhou para outros Estados brasileiros, principalmente os da região Sudeste e agora foi identificada em Canaã dos Carajás.
Segundo a prefeitura local, de acordo com o informe da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), foram confirmados casos da variante do Covid-19 denominada Gama, no município de Canaã dos Carajás. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a variante possui potencial duas vezes maior para transmissão e letalidade e reinfecção.
O mesmo estudo do MS indica que a vacinação auxilia contra infecções e efeitos mais graves da doença. A Sespa também informou que foi identificada a variante Delta no município de Rondon do Pará.
A situação foi divulgada pela prefeitura de Canaã dos Carajás no site oficial, entretanto sem mencionar o quanto há dessa circulação.
A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã (Semsa) orienta a população que mantenha o uso de máscaras e tenha atenção aos prazos de vacinação da segunda dose e reforço. Tais medidas de segurança ajudam a evitar novas infecções. Nesta última sexta-feira (22), o município anunciou a ampliação dos locais e horários de vacinação, na zona urbana de Canaã dos Carajás.
As autoridades orientam que os munícipes mantenham a vacinação em dia; continuem usando máscara e evitem aglomerações.
Confira aqui os números do vacinômetro em Canaã dos Carajás.
VACINAÇÃO
Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir desta segunda-feira (25), as Escolas Municipais Alexandro Nunes, no bairro Alto Bonito, Tancredo Neves, no centro e a Academia da Saúde do bairro Novo Horizonte também vão receber cidadãos para se vacinarem contra o Covid-19. Na zona urbana, o horário de atendimento acontecerá sem interrupções, das 8h às 18h. Na zona rural, o atendimento segue conforme determinação própria das unidades.
A vacinação com Astrazeneca segue disponível para cidadãos a partir dos 18 anos de idade. Jovens entre 12 e 17 anos devem tomar a vacina da Pfizer. Para ser vacinado, o cidadão deve apresentar obrigatoriamente: RG, CPF ou Certidão de Nascimento, Cartão do Sus e, se possível, cartão de vacinação. Todos deverão usar máscaras nos locais de vacinação.
Saiba o prazo mínimo para tomar a 2ª dose da vacina:
CoronaVac: 28 dias
Astrazeneca: 8 semanas
Pfizer: 8 semanas
Saiba o prazo mínimo para tomar a 3ª dose da vacina:
Trabalhadores e idosos: 6 meses (180 dias)
Imunossuprimidos: 28 dias
Fonte: DOL