Servidores do TJPA deflagram Estado de Greve e definem data de paralisação

Caso não haja acordo será deflagrada uma GREVE GERAL dos servidores do TJPA a partir do dia 10 de novembro
Presidente do Sindju Thiago Lacerda – Foto/reprodução

Em reunião da Assembleia Geral que terminou há poucos instantes, os servidores do Tribunal de Justiça do Pará – TJPA decidiram decretar a partir de hoje o “Estado de Greve” da categoria. Nesse período, segunda a decisão, o Sindju – Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará, tentará novas reuniões com a direção do TJPA na tentativa de abrir uma negociação sobre a pauta de reinvindicações da categoria. Nas reuniões já realizadas até agora, a direção do Tribunal se negou a qualquer discussão, o que levou à realização da Assembleia de hoje.

Por votação de servidores presentes nas escadarias do Fórum da Capital e com participação online de diversas comarcas do interior, através da plataforma Teams, ficou definido também que se não houver acordo com o TJPA, será deflagrada uma GREVE GERAL dos servidores do TJPA a partir do dia 10 de novembro, até que se consiga uma negociação com a direção do Tribunal de Justiça.

O presidente do Sindju, Thiago Lacerda (foto), enfatizou que as perdas salariais da categoria tem se agravado com os índices inflacionários e que o sindicato vem tentando negociar isso com a direção do TJPA, que se mostrou inflexível. Durante a assembleia houve falas de servidores e de representantes de outras categorias, inclusive do presidente regional da CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil, Cléber Resende, entidade à qual o Sindju é filiada. Resende colocou a CTB à disposição da luta dos servidores do Judiciário.

O Estado de Greve não afetará os serviços nos fóruns e servirá para a articulação da categoria, com reuniões e debates de mobilização, enquanto o Sindju tenta negociar com o TJPA. Não havendo acordo, todas as comarcas paralisarão suas atividades a partir do dia 10/11/2021.

Fonte: Jota Ninos, jornalista e servidor do Judiciário.