Wander que era conhecido pelo jeito brincalhão e pelas composições vitoriosas em festivais de música, sofria de depressão.
Familiares, amigos, parceiros musicais, alunos, ex-alunos, colegas de profissão e admiradores do talento, da inteligência e do jeito brincalhão de Wander de Andrade, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (13) com a notícia da morte do professor e compositor.
Wander de Andrade que era obidense, mas residia e trabalhava em Santarém, oeste do Pará, tinha sido diagnosticado com quadro de depressão. Era professor de sociologia e atua na rede pública estadual e também em escola particular. Muito querido pelos alunos, por muitas vezes usou a música em suas aulas para ensinar e entreter.
O professor e compositor que alegrava às pessoas à sua volta, fosse contanto histórias ou cantando e tocando violão, sucumbiu à dor provocada pela depressão e tirou a própria vida aos 48 anos. Era casado com a também professora Ádria Goes, com quem tinha uma filha.
Wander de Andrade em um momento de descontração com o violão em sala de aula — Foto: Reprodução/Facebook
A morte de Wander gerou comoção nas redes sociais. Mensagens de pesar e de incredulidade são compartilhadas por professores que trabalharam com Wander, compositores, músicos, autoridades, pessoas que conheciam apenas a obra do ganhador de diversos festivais de música.
O poeta Aroldo Rodrigues escreveu: “(…) queria te homenagear com este poema, meu amigo do coração – ‘Amigo carapanã, quis wandear-te um poema, mas não pude andradeá-lo, já que o poema eras tu mesmo e tu em música te transformaste’”.
“Hoje é um dia muito triste para todos nós da Família Júlia Gonçalves Passarinho. Perdemos um amigo, um verdadeiro irmão. (…) Descanse em paz professor Wander de Andrade”, escreveu a professora Ana Celia Gondim.
O produtor artístico Deoclecio Vieira disse: “Égua Wander de Andrade estive conversando por esses dias grande amigo…Agora mais do que nunca vou fazer essa homenagem na mostra de Teatro de Oriximiná com a música e poesia Noite Matin…Você merece. Na paz meu irmão”.
“Uma notícia desoladora, que aperta o peito e alma. Wander de Andrade era um ser humano especial, um compositor genial, um professor inesquecível, inacreditável. Siga em paz, meu amigo”, escreveu a professora e cantora Priscila Castro.
O professor e poeta Neucivaldo Moreira escreveu: “A última frase que Wander de Andrade trocou comigo, na minha caminhada diária, foi: ‘força poeta!’ Através do meu poema TEAR nos aproximamos. Força a todos!”.
Pesar
A Prefeitura Municipal de Óbidos e a Secretaria Municipal de Cultura de Santarém emitiram nota de pesar pelo falecimento de Wander de Andrade. Veja abaixo
Notas de pesar da Prefeitura de Óbidos e Secretaria de Cultura de Santarém — Foto: Reprodução/Redes sociais
Fonte: g1 Santarém