O animal foi avaliado pelo corpo técnico do zoológico e está sendo monitorado
Na última quinta-feira, 23, o Zoológico da UNAMA recebeu um filhote de peixe-boi fêmea resgatado pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura-MA (SEMMAG) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR-Bio no igarapé da zona rural do município de Monte Alegre, há 86 Km de Santarém.
De acordo com avaliação clínica realizada pela equipe do zoológico, o animal tem cerca de dois meses, apresenta uma lesão na região caudal e está abaixo do peso, medindo 98cm e pesando 16 quilos. O médico veterinário do ZOOUNAMA, Jairo Moura, que acompanhou a chegada do mamífero no Projeto Peixe-boi, ressaltou que ainda é cedo para definir como será o processo de adaptação do filhote, mas que ficará em observação.
“O animal está magro e apresenta ferimentos, por isso está sendo monitorado. Um ponto importante que podemos destacar é que o filhote aceitou de forma positiva a sua primeira mamada dentro do projeto. Porém, ainda é muito cedo para comemorarmos”, afirmou o médico veterinário.
O peixe-boi de água doce é exclusivo da bacia amazônica e está ameaçado de extinção. O final do período gestacional da espécie coincide com o aumento do nível das águas na região amazônica e, como a prática ilegal de caça aos mamíferos deixam os filhotes órfãos à deriva, acaba ocasionando a desidratação e problemas digestivos.
Ascom Unama