Pesquisa é importante para observar as carências na saúde bucal e a partir disso investir em melhorias de serviços do SUS
Santarém foi escolhida como uma das cidades que vai participar do maior levantamento de Saúde Bucal do Brasil. Trata-se do projeto SB Brasil, que realiza um estudo sobre as condições de saúde da população e que contará com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Crianças de 5 e 12 anos serão entrevistadas e terão a saúde bucal examinada. Outros grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos também são público da ação. A previsão é de que a coleta dos dados aconteça no mês de novembro e a área de ação das equipes será o Bairro Urumari.
“A realização das atividades do projeto SB Brasil em Santarém é significante para a demonstração das carências no setor da saúde bucal, visando fortalecimento de investimentos para melhorias dos serviços aos usuários do SUS”, destacou o coordenador do setor de Saúde Bucal da Semsa, Jeymenson Coelho.
O estudo visa identificar doenças mais prevalentes como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.
Projeto SB Brasil
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lidera o levantamento epidemiológico, em articulação com a Coordenação-Geral de Saúde Bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (CGSB/SAPS/MS).
A parceria envolve também o apoio de secretarias estaduais e municipais de saúde, coordenações de saúde bucal, instituições representativas da odontologia, além de institutos de pesquisa em saúde pública.
Ascom PMS