Manejo Florestal: o caminho do setor florestal do Tapajós

Foto/Divulgação- Manejo Sustentável

A Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém (Asimas) reúne empresas do setor florestal e segue três princípios fundamentais em suas atividades: deve ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Esses pilares estão presentes no manejo florestal que é realizado segundo critérios e ações estabelecidas em um documento chamado Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS). O PMFS é elaborado por engenheiros florestais e aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o manejo florestal é a utilização racional e ambientalmente adequada dos recursos da floresta. E o Manejo é uma atividade econômica oposta ao desmatamento, pois não há remoção total da floresta e mesmo após o uso o local manterá sua estrutura florestal.

O princípio da técnica de exploração de impacto reduzido – principal ferramenta do manejo florestal – é extrair produtos da floresta de maneira que os impactos gerados sejam mínimos, possibilitando a manutenção da estrutura florestal e sua recuperação, por meio do estoque de plantas remanescentes. Diversificar a produção é um dos princípios mais importantes para o uso sustentável dos recursos florestais.

Para realizar o manejo é necessário que se conheça a floresta: as espécies, a quantidade, qual a velocidade de crescimento da floresta. Para isso, deve-se realizar o inventário amostral da floresta, que verifica a viabilidade econômica do manejo, e, em seguida, o inventário 100% da área que será manejada anualmente. Em caso de manejo madeireiro, o corte é realizado seletivamente, ou seja, apenas alguns indivíduos das espécies inventariadas serão cortados – geralmente são escolhidas espécies com maior valor comercial.

Nas redes sociais a Asimas realiza um trabalho de conscientização para desmistificar o manejo florestal sustentável e incentivar os empreendedores que cumprem a legislação, trabalhando e respeitando a floresta e sua produção.

Ascom Asimas