Festival tem a atriz e diretora Lucélia Santos como embaixadora
Nesta sexta-feira (13), às 17h, o CineAlter 2021 – Festival de Cinema de Alter do Chão realiza seu evento de lançamento. Assim como o festival, o evento será realizado de forma híbrida, em Santarém, e com transmissão online em todo o Brasil pelas redes sociais do Instituto Território das Artes (ITA), organizador do Festival.
Durante a tarde de sexta, os membros do Conselho do Cine Alter, composto por representantes da Vila Turística e organizações culturais da região, irão realizar um plantio de árvores em uma propriedade agroflorestal na região do Eixo Forte, próximo à comunidade, e às 17h terá início o Lançamento Oficial do CineAlter, em um Entrevista Coletiva à Imprensa que contará com a presença do diretor do festival, Raphael Ribeiro, lideranças da comunidade de Alter do Chão e a atriz e diretora Lucélia Santos, embaixadora do evento.
Com mais de 40 anos de uma bem sucedida carreira, Lucélia Santos é uma das atrizes mais queridas e populares do Brasil, com reconhecimento internacional por seus trabalhos na TV e no cinema.
Ativista da causa ambiental e dos povos da Amazónia, Lucélia trás o seu conhecimento nas artes e a sua voz para se engajar como embaixadora do CineAlter “Festivais de cinema são fundamentais para juntar o povo do cinema .Em Alter do Chão, mais ainda por se tratar desse lugar mágico e tão importante para a Cultura e o meio ambiente do Brasil”, comenta.
O CineAlter 2021
O Festival de Cinema de Alter do Chão irá acontecer entre os dias 19 e 23 de Novembro deste ano, com exibição de mais de 50 filmes, entre longas e curtas metragens, regionais, nacionais e latino-americanos, priorizando um recorte identitário e territorial e distribuídos em quatro mostras competitivas e duas paralelas, na qual o vencedores de melhor longa e melhor curta serão agraciados com o Troféu Muiraquitã.
Será uma edição híbrida, com exibições totalmente online para todo território brasileiro e o exterior e uma programação presencial na Vila de Alter do Chão e em salas de cinemas de Santarém. O evento será gratuito em ambos os formatos.
O Festival busca promover o intercâmbio de saberes, conhecimentos e difusão do cinema e do audiovisual, com enfoque na visão de sustentabilidade, de pluralidade cultural e de uma economia compatível com a conservação da natureza. A seleção de todos os filmes para a edição 2021 do CineAlter partirá do olhar de uma equipe escolhida, como critério diversidade de olhares e realidades, que atua no mercado audiovisual regional ou nacional. Imbuída na busca de produções que tragam em suas narrativas o foco em temas identitários, territoriais, étnicos e socioambientais, abordando, sobretudo, sobre as culturas, povos e pessoas e suas singularidades.
“Entendemos o nosso festival como uma ferramenta propulsora da cena audiovisual na Amazônia, ao abrir espaço de difusão para produções locais, e com a participação das comunidades locais. Ao mesmo tempo que promovemos um intercâmbio com países vizinhos latino-americanos para tratar, por meio do cinema, de temáticas que nos aproximam. Para Alter do Chão, o estado do Pará e realizadores do continente, um fomento à cultura audiovisual e ao turismo. Além de uma troca de experiências e narrativas com recorte social, sociocultural e socioambiental”, comenta o diretor do Festival, Raphael Ribeiro.
O CineAlter 2021 – Festival de Cinema de Alter do Chão é uma iniciativa de organizações regionais, com realização do Instituto Território das Artes (ITA) e a correalização da Associação de Teatro de Santarém (ATAS). A consultoria técnica é da Olhar Distribuição, de Curitiba-PR.
Redes Sociais do Instituto Território das Artes (ITA)
Facebook:
https://www.facebook.com/territoriodasartes.ita
https://www.instagram.com/ita.instituto/
Colaborou: Rafael Ribeiro