Abraços cheios de carinho da família marcaram a homenagem aos papais em tratamento da covid-19.
Para muitas pessoas o Dia dos Pais é uma data reservada para realizar homenagens, seja no tradicional almoço em família, ligação de vídeo para quem mora longe, troca de presentes ou aquele abraço apertado. Por esse motivo, a equipe multiprofissional do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) realizou, hoje, 6 de agosto, o projeto “Cabine do Amor” para que os papais internados pudessem receber aconchego dos filhos.
A ação do projeto aconteceu com nove pacientes com quadro clínico estável que foram conduzidos pela equipe assistencial até o espaço onde a cabine está instalada. O momento aconteceu de forma organizada, sem aglomeração, onde houve agendamento de horário com a família para irem até o HCS. Os que não estavam aptos a saírem dos leitos, receberam o carinho dos entes queridos através da visita online, feita por uma chamada de vídeo.
De acordo com a psicóloga da Unidade, Brena Souza, a importância dessa homenagem vai além do toque físico “É o encontro do afeto, entrega, conexão, e muito alívio para os corações aflitos dos familiares e pacientes. Essa ação humaniza o atendimento e fortalece quem está passando por esse momento tão difícil que é a luta contra a COVID-19”, disse.
Márcia Rêgo, filha do paciente, Gabriel Rêgo, 70, contou que apesar do pai permanecer internado há 22 dias na Unidade, o abraço significa renovação de fé e troca de amor.’ Pela graça do Senhor ele só tem melhorado e poder abraçar, dizer o quanto amamos e esperamos por ele lá fora, deixa nosso coração leve e aliviado. Logo estaremos todos em casa”, profetizou.
Ao receber o carinho dos filhos, o paciente Gabriel Rêgo, fez um apelo emocionado para eles se protegerem e tomarem a vacina.”Vou pedir que vocês tomem a vacina. Tomem a vacina, meus filhos, vai ser muito bom para nós”, pediu.
Projeto Cabine do Amor
Lançado no dia 18 de março, o projeto da “Cabine do Amor” permite que os pacientes com quadro clínico estável possam abraçar alguns familiares, tendo apenas um plástico de proteção separando o toque físico.
Os pacientes aptos clinicamente a participar são acompanhados pelo médico, por um fisioterapeuta e pela psicóloga. Os familiares e pacientes, que participam da cabine, fazem uso de proteção como luvas e capotes durante o contato.
O projeto é realizado na Unidade uma vez por semana. Segundo Brena, os pacientes, com quadro clínico estável, são conduzidos até a cabine e recebem o amor de dois de seus entes queridos por 5 minutos, divididos entre eles.
Sobre a Unidade
Com pouco mais de quatro meses de funcionamento, 585 pacientes receberam alta médica da Unidade. O HCS oferece atendimento clínico, nutricional, psicológico, de assistência social e fisioterapia. O acolhimento aos pacientes tem uma retaguarda de projetos que buscam humanizar cada vez o trato dos internados.
O HCS é fruto de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Santarém e é gerido pelo Instituto Social Mais Saúde.
Ascom HCS