O prefeito Nélio Aguiar intercedeu junto à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) para garantir a imediata transferência da criança R.M.C.S, de 10 anos, do Hospital Municipal de Santarém para um leito de UTI pediátrica. A criança chegou do município de Rurópolis na última quinta-feira, 15, com desacordado e recebeu o primeiro atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
Na UPA 24 Horas foi constatado um quadro broncoaspirado grave e que a criança teria que ser transferida para o Hospital Municipal de Santarém, Dr. Alberto Tolentino Sotelo. A criança então foi transferida com indicação médica de um procedimento neurocirúrgico.
Haja vista a gravidade do caso e de se tratar de um procedimento de alta complexidade feito aqui apenas pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas, o prefeito Nélio Aguiar intercedeu na noite de hoje, 20, junto ao secretário adjunto da Sespa Sipriano Ferraz para que agilizasse a transferência da criança.
O representante da Sespa deu reposta positiva e o paciente deve ser transferido ainda nesta quarta-feira, 21, para um leito de UTI pediátrico.