Unimed promove o “Dia de Cooperar” com caminhada e atenção especial para a saúde

Haverá serviços de saúde como atendimento de enfermagem, aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional e avaliação física aos participantes.
Divulgação/Unimed

Neste sábado, 17 de julho, a partir das 17 horas na praça de eventos Anísio Chaves a Unimed Oeste do Pará realiza o Dia de C, ou Dia de Cooperar. A ação é alusiva ao dia do cooperativismo, celebrado este ano no dia 3 de julho e busca resgatar os valores cooperativistas de transformação social a partir da coletividade. Nesse sentido, a programação vai contar com atividades que incentivam a prática de um estilo de vida mais saudável, como a “Caminhada do Cooperativismo” que vai marcar a abertura do evento. Toda sociedade está convidada a participar e conhecer mais sobre o cooperativismo.

Durante a ação serviços de saúde como atendimento de enfermagem, aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional e avaliação física serão disponibilizados para os participantes.

Todos os anos cooperativas do mundo inteiro realizam ações de impactos sociais, ajudando a comunidade resgatando sempre os valores cooperativistas. Este ano, devido a crise sanitária, muitas dessas atividades foram suspensas.

O time da Unimed elaborou uma série de protocolos para garantir a segurança do evento. Além do uso de máscara, o distanciamento entre os participantes será monitorado por equipes especiais.

O presidente da Unimed Oeste do Pará, Dr. Alberto Tolentino, destaca a importância da realização do evento e como buscar essas transformações sociais fazem parte dos pilares de um ideal cooperativista. “A Unimed sendo a maior cooperativa da região não podia deixar a data passar. E por sermos uma marca de saúde, a qualidade de vida da sociedade é o nosso objetivo, disponibilizar esses serviços é mostrar a força do cooperativismo na região”, destacou ele.

Foto: divulgação

Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) surgiu em 2009 em Minas
Gerais realizado pelo Sistema Ocemg. O projeto se popularizou mundialmente em
2015, passando a fazer parte da agenda mundial, sendo organizado por
cooperativas de todo o globo. No Brasil, é o maior evento de voluntariado
envolvendo cooperativas, milhões de ações são realizadas todos os anos, todas
com o objetivo de melhorar a sociedade resgatando os valores cooperativistas.

A cada nova edição do Dia C, as organizações procuram
estar mais presente na sociedade, disseminando essa onda cooperativista e de
solidariedade, baseado em ajudar o outro, com a ideia de que cooperar é
oportunizar o crescimento coletivo com respeito às pessoas e a natureza.

Dados das Cooperativas

Segundo dados da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB), Santarém é o polo da região com 24 cooperativas ativas e devidamente regulares. Do total de cooperativas na cidade, aproximadamente 50% são do ramo agropecuário e que também possui o maior número de cooperados: 727.

No município de Santarém o ramo da educação as
cooperativas também se destacam, representam 60% do total das cooperativas
desse segmento em todo o estado.

Em geração de empregos, o ramo da Saúde lidera em
número de empregados. A Unimed Oeste do Pará possui 92% de empregados,
totalizando 306 colaboradores.

Ascom Unimed