Campanha de Doação de Sangue das Cooperativas leva doadores de primeira viagem ao Hemocentro de Santarém

Raimundo Coelho, Kátia Barbosa e Felipe Campos estiveram doando sangue pela primeira vez. Para eles, foi uma das melhores experiências da vida.
O casal Ana Paula Diniz e Raimundo Coelho foram os primeiros a doarem na Campanha. 

Com a Campanha “Cooperar está no nosso Sangue” cooperativas do município de Santarém se reuniram para incentivar a doação de sangue entre cooperados e clientes dessas instituições. A ação acontece nos dias 30 junho e 1 a 5 de julho. O evento é alusivo ao dia do cooperativismo, que neste ano é celebrado no próximo sábado, 3 de julho. Todos os anos as cooperativas se organizam para promover o “Dia de Cooperar”, ou “Dia C”, o movimento integra uma série de ações sociais, baseadas nos princípios cooperativistas, com o objetivo de causar um impacto positivo na sociedade.

Este ano as Cooperativas decidiram doar algo que dinheiro nenhum pode comprar, o próprio sangue. A decisão veio após observar que havia um baixo registro de bolsas no banco do Hemocentro da cidade, muito por conta da pandemia. Foi a forma que a rede de cooperados encontrou para salvar vidas e transformar realidades.

Cooperativas de diversos ramos instigaram para que cooperados, colaboradores e beneficiários pudessem comparecer ao Hemocentro e participar desse ato solidário que salva vidas.

Quem estava nas primeiras horas para realizar a doação era o casal Ana Paula Diniz e Raimundo Coelho, convidados pela cooperativa Sóstenes. Raimundo, doou sangue pela primeira vez. Ele destaca que foi encorajado pela esposa e através da Campanha para participar. “A possibilidade de ajudar outras pessoas me incentivou a me tornar um doador”, disse.

E aproveitou para mandar um recado para quem ainda tem receio de doar. “Não tenham medo de doar e ajudar quem precisa”, enfatizou ele.

Kátia Barbosa junto com o sobrinho Marcos Silva representaram a CoopBoa na Campanha.

Kátia Barbosa, 42 anos, faz parte da Cooperativa da Boa Esperança (Coopboa) e veio junto com o sobrinho que já é doador. Ela sempre teve o interesse, mas faltava aquele empurrãozinho. A mobilização das cooperativas foi a oportunidade que ela precisava para se tornar uma doadora.

“Eu já precisei de sangue na minha vida, quando passei por uma cirurgia. Poder retribuir e ajudar outras pessoas não tem preço. É uma sensação maravilhosa. A partir de hoje eu me tornei uma doadora, e quero vir muito mais vezes”, contou ela. 

Felipe Campos doando sangue pela primeira vez.

Colaborador da cooperativa financeira Sicredi, o Felipe Campos também esteve participando da doação, doador de primeira viagem ele garantiu que vai se tornar assíduo nas doações.

Dados sobre as Cooperativas Locais

Segundo dados da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB), Santarém é o polo da região com 24 cooperativas ativas e devidamente regulares. Do total de cooperativas na cidade, aproximadamente 50% são do ramo agropecuário e que também possui o maior número de cooperados: 727.

No município de Santarém o ramo da educação as cooperativas também se destacam, representam 60% do total das cooperativas desse segmento em todo o estado.

Em geração de empregos, o ramo da Saúde lidera em número de empregados. A Unimed Oeste do Pará possui 92% de empregados, totalizando 306 colaboradores.

A campanha de doação de sangue que começou no último dia 30, se estende até hoje, 5 de julho. E quem puder doar basta comparecer no Hemocentro de Santarém portando os documentos de identificação e informar ser participante da campanha “Cooperar está no nosso sangue”.

Equipe de Marketing/Assessoria de Imprensa Unimed