Santarém acelera Imunização contra covid-19 e pessoas de outras cidades buscam vacinas no município

O fato pode provocar o retardamento da imunização no município; a situação será discutida em reunião hoje a tarde na Semsa
Ministério da Saúde realiza Dia D da segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo será neste sábado (30).

O dia de ontem, sexta-feira (18) encerrou com um record de vacinação em Santarém, oeste do Pará. Mais de 7 mil pessoas na faixa etária de 40 anos ou mais receberam doses aplicadas contra a Covid-19. Exatas 7.130 pessoas foram imunizadas com doses da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca.

Os números são excelentes e poderiam ser ainda melhores caso a vacina estivesse sendo aplicada apenas na população santarena. De acordo com informações chegadas ao Portal, pessoas de outros municípios como Uruará, Rurópolis, Monte Alegre, Medicilândia, estão vindo à Santarém um busca da imunização.

Segundo apurou a reportagem, pessoas que estão na fila relatam que caravanas de pessoas dessas cidades estão desembarcando na cidade e sobrecarregando ainda mais a demanda.
Até mesmo o frete de ônibus com dezenas de pacientes de outras localidade foi relatado.

O fato pode comprometer a imunização para a população santarena uma vez que as doses recebidas são exclusivas para o município, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Uma reunião foi marcada para a tarde deste sábado, 19 na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O assunto será uma das pautas da equipe de vacinação.

A vacinação contra a covid-19 prossegue neste sábado até às 14h nos seguintes postos:
• Prefeitura de Santarém
• Igreja da Paz (Borges Leal)

Para ser imunizado, é necessário apresentar no ponto de vacinação: CPF, Cartão do SUS e Carteira de vacinação.