Setor florestal retoma atividades de entidade representativa

O setor florestal da região retomou no mês de junho de 2021 as atividades da Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém (Asimas). O objetivo é interagir cada vez mais com a comunidade através das redes sociais e mostrar a importância dos empreendimentos para a geração de emprego e renda no Pará e Brasil. A entidade está no Instagram no @asimasstm e atualmente tem como Presidente Cândido Batista do Nascimento e Vice-Presidente Aldir Schmitt.

Na região o setor florestal é forte e emprega cerca de 700 colaboradores. No Brasil, contribui para a balança comercial, gerando mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos e responde por US$ 13 bilhões em geração de tributos federais, estaduais e municipais. Segundo pesquisa feita com a parceria da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o setor representa 1,2% do PIB.

O relatório anual 2020 da Ibá prevê que o investimento no setor até 2023 seja de cerca de R$ 35,5 bilhões. Dados que representam a importância do setor florestal para a saúde financeira da região e do país. E o principal foco do setor é tornar sua produção cada vez mais sustentável, pois a economia verde é uma realidade atuante.

Fábio Barbosa/Asimas