A técnica milenar oriental, baseada na respiração e na concentração, ganhou o mundo por seus efeitos positivos na saúde do corpo e da mente.
A cena não lembra o ambiente hospitalar em tempos de pandemia, um espaço ao ar livre, cadeiras colocadas em forma de círculo, onde os internados deixaram os leitos para realizar uma atividade diferente – a meditação. Nesse cenário, os pacientes do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) com quadro clínico estável participam do “Projeto Mentes em Ação”, que proporciona um momento de relaxamento através da meditação. Para a maioria poder realizar a técnica milenar foi algo nunca realizado.
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão, ansiedade e hipertensão. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares, entre elas a meditação, a exemplo do que está sendo feito no HCS.
A meditação baseia-se na respiração e na concentração, onde proporciona efeitos positivos na saúde do corpo e da mente. A psicóloga da Unidade, Narjara Dantas, conta que dentro do contexto da técnica existe a palavra mindfulness, ela significa “atenção plena” e a partir dela que se trabalham os exercícios, que devem ser conduzidos por especialistas em Terapias Cognitivas Comportamentais, como é caso da psicóloga da Unidade. Tais ações contribuem para tratar o estresse e a ansiedade, diagnóstico comum nos pacientes que enfrentam a rotina hospitalar para tratamento da covid-19.
“Mindfulness é a observação dos pensamentos, sensações e sentimentos quando estes surgem, sem julgá-los. Tal observação pode levá-lo a se sentir menos preso a esses pensamentos, dando-lhe uma perspectiva mais profunda de suas reações ao estresse e as pressões do dia-a-dia’, enfatizou.
Segundo o Ministério da Saúde existem evidências científicas que mostram os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Um exemplo de um bom resultado, mesmo que de forma inicial, foi para o paciente Gilvan Sarmento, 49 anos, ele afirma que as orientações repassadas pela especialista o levaram a reflexões e relaxamento nunca antes sentidos.
“Passou um filme na minha cabeça, eu refleti em vários aspectos da minha vida e lembrei principalmente sobre quando entrei aqui. Eu não conseguia dar um passo, muito pela doença, mas também por bloqueio emocional, o medo, a ansiedade e hoje, graças a Deus, estou muito melhor, consigo caminhar e fazer coisas tão simples quanto ir ao banheiro”, relembrou.
Já para o paciente Dirceu da Silva Pinto, de 42 anos, a meditação gerou o sentimento de gratidão. O paciente expôs durante os exercícios de meditação que a internação veio em boa hora, pois o ritmo de vida agitado e regado com o estresse contribuiu para que a doença ficasse mais forte. Dirceu relatou que esse período de tratamento foi muito importante, pois afirma que com a ajuda da equipe multiprofissional está conseguindo tratar a covid-19 e também se reconectar consigo.
’ Doei esse momento para a minha saúde, esse projeto de meditação é importante para conhecer um pouco mais de mim e sobre os colegas de enfermaria. Agradeço muito toda equipe que torna a nossa recuperação muito agradável’, finalizou.
Sobre o projeto
O projeto foi pensado pelos setores psicossocial e comunicação do Hospital de Campanha de Santarém. As sessões serão realizadas uma vez por semana e devem durar até 10 minutos. A ação foi pensada para minimizar o peso da distância dos familiares e do isolamento social dos pacientes que estão em tratamento na Unidade.
A psicóloga esclarece que as técnicas de respiração e concentração ajudam o corpo e mente a relaxar por completo, afastando as preocupações da rotina. “Um momento de silêncio e meditação contribui bastante para a saúde mental, especialmente em tempos de pandemia”.
Participam dos projetos pacientes com quadro clínico estável após avaliação da equipe multiprofissional do Hospital.
Ascom – HCS