A campanha acontece de forma lúdica que envolve música, dança e placas que destacam sobre as melhores práticas dentro do ambiente hospitalar.
“Anéis, cordões, brincos e relógios são itens que não combinam dentro do Hospital”, esse é o tema da campanha contra os adornos, que está em andamento dentro do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A ação, que começou dia 24 de maio e encerra dia 26, tem chamado atenção dos colaboradores pela criatividade com que está sendo executada. A equipe do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em parceria com o Recursos Humanos (RH) estão passando as informações necessárias de forma lúdica através de dois personagens – As bactérias.
A campanha acontece de forma lúdica que envolve música, dança e placas que destacam sobre as melhores práticas dentro do ambiente hospitalar, dispensando os adornos e “vestindo” a proteção. Segundo a Norma regulamentadora Nº 32, publicada pela Portaria MTE nº 485, os adornos servem de transporte para inúmeras bactérias e vírus, além do material dificultar a higienização tornando um ambiente propício para a proliferação de diversas doenças.
A medida reforça com os profissionais das duas Unidades sobre os cuidados de prevenção. Para a enfermeira do Trabalho, Marylin Nogueira, responsável pela atividade, o assunto é bastante massificado na rotina de trabalho, no entanto, é preciso que haja uma educação continuada. “A nossa ideia é propor de forma mais interativa e até mesmo afetuosa sobre a importância em não usar adornos. A temática é bastante discutida entre eles, queremos o compromisso com a saúde do colaborador e dos seus familiares”, explicou ela.
A técnica de enfermagem do HMS, Maria Isabel, fez questão de exibir com orgulho o cumprimento da norma regulamentadora. Para ela, os acessórios combinam em outros lugares, mas no Hospital não é o espaço adequado. “Ações desse tipo são muito importantes porque nós não devemos jamais deixar cair na rotina, colocando em risco a nossa saúde e a da nossa família. Eu sempre retiro todos os meus adornos antes de começar a trabalhar e cobro para que os meus colegas tirem os deles também,” contou ela.
O Hospital é gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) desde setembro de 2020, e tem objetivo de prestar uma assistência de saúde humanizada e eficiência. A valorização profissional com o cuidado e atenção voltada aos colaboradores que desempenham as funções nas Unidades são prioridades do ISMS, nos projetos desenvolvidos.
Ascom HMS/Upa 24H