As atividades serão gratuitas e realizadas em ambiente 100% online
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza neste sábado, 22 de maio, a 7ª edição do Startup Day, evento mais esperado pelos empreendedores amantes da tecnologia e inovação. Serão mais de 20 especialistas em empreendedorismo e inovação. Será das 13h às 19h com atividades gratuitas e realizadas em ambiente 100% online
Essa edição do Startup Day é idealizada pelo Sebrae e co-criada com a comunidade de inovação do país e de todo o Sistema Sebrae. Além de tratar das tendências de mercado, o evento discutirá as principais demandas do ecossistema de inovação no país, como atrair investimentos, oportunidades de negócios, inovação aberta e como buscar novos mercados fora do país.
A programação foi elaborada para startups em todos os níveis de maturidade: curiosidade, ideação, operação e tração. A palestra de abertura será “Investir no Brasil, por onde começar?”, na plenária virtual com Carol Paiffer, CEO e sócia-fundadora da ATOM Investimentos, sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo e conhecida também como jurada do game show Shark Tank Brasil.
Nesta edição, haverá diversos conteúdos para que os participantes possam consumir durante o dia e continuar se capacitando após o evento. Tudo isso por meio do Portal Startup Day, que traz conteúdo sobre o mercado de negócios das startups para quem tem apenas uma ideia inovadora ou para aqueles empreendedores que buscam escalar. São vídeos, artigos, e-books e cursos online para cada fase do negócio.
Além disso, a nova plataforma traz um ambiente de oportunidades onde o empreendedor pode encontrar iniciativas do Sebrae e de parceiros, como o InovAtiva Brasil, Startout Brasil, Capital Empreendedor, We Ventures, entre outros. Foi criado ainda um espaço para exposição de startups, com a participação de empresas atendidas pelo Sistema Sebrae em todo o país.
Inclusão e bioeconomia
O empreendedorismo negro também ganhou destaque nesta edição do Startup Day com o painel “Black Power”, com o convidado Carlos Humberto, CEO Founder da Startup Diáspora Black, reconhecida como uma das seis empresas que mais fazem bem ao país, e Sérgio All, CEO da startup Conta Black, comunidade financeira que se propõe a resolver o desafio da desbancarização e a exclusão financeira. A moderadora convidada é Head Startup Cubo Itaú, Amanda Graciano.
A bieconomia no contexto digital também faz parte da programação com discussão sobre as oportunidades para negócios inovadores a partir do uso sustentáveis dos recursos naturais da Amazônia. A moderação feita pelo diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, com a participação do gerente de inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral; da CEO e cofundadora da Amazônia Hub, Kaline Rossi e da CEO da Startup Manioca e reconhecida como empreendedora do ano pelo Conselho da Mulher Empresária, Joanna Martins.
Segundo dados da Associação Paraense de Tecnologia e Inovação (Açaí Valley), no Pará são 220 startups, sendo que, dessas, 77 estão ativas. A associação também identificou 849 pessoas no ecossistema de inovação paraense, por meio dos eventos realizados, considerando fundadores e sócios de startups, membros de outras associações, membros do governo, estudantes de tecnologia e professores universitários, entre outros.
RDN, com informações da Ascom Sebrae