A programação da Semana da Enfermagem iniciou no dia 12 de maio.
A programação da Semana de Enfermagem do Hospital Municipal de Santarém (HMS) Dr. Alberto Tolentino Sotelo e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém encerrou hoje, 20 de maio, com uma comemoração ao Dia do Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. Na oportunidade alguns profissionais da área falaram sobre as vivências e as motivações no dia-a-dia das atividades. Na oportunidade um lanche foi servido.
Luciene Pena, de 32 anos, atua no HMS como técnica de enfermagem há 13 anos, há 8 anos faz parte da equipe do centro cirúrgico, ela conta que tem muito orgulho da profissão. “A gente está aqui para salvar vidas todo dia, e diariamente tem algo novo, tem uma aprendizagem. Eu amo o que faço, eu amo saber que podemos tratar o paciente e perceber que eles sentem confiança na gente. Durante todos esses anos eu cuido como se fosse alguém da minha família”, falou emocionada.
Natural do Lago Grande, Luciene lembra que quando era criança brincava como se já fosse uma profissional da área da saúde e afirma que nunca teve dúvida sobre qual profissão iria seguir. Para ela, um dos momentos mais marcantes no trabalho foi quando acompanhou o nascimento de trigêmeas, que aconteceu dentro do centro cirúrgico da Unidade.
“Foi uma emoção muito grande, são três vidinhas, foi um momento muito emocionante, acredito que não somente para mim, mas para toda equipe e família. O mais difícil no meu trabalho e lhe dar com os atendimentos obstétricos, como atuo no centro cirúrgico em geral os casos de gestantes graves acontecem aqui, então é difícil lidar com esses bebês muito pequenos”, destacou ela.
Outra profissional que falou sobre o amor à profissão foi Edla Martins, de 29 anos, que trabalha na UPA 24h há quase 1 ano. “Sou feliz por ser escolhida pela Enfermagem, sou feliz por amar o que faço, sou feliz por ajudar ao próximo mesmo que não o conheça, mas eles depositam toda a sua confiança em nós e não a nada mais gratificante do que ver um sorriso no rosto e a sensação de missão cumprida,” finalizou.
Os técnicos e auxiliares, na prática, dão suporte aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e demais colaboradores que atuam em hospitais, UPAs e clínicas. Segundo a diretora geral das duas Unidades, Cristiani Schwartz os profissionais da Enfermagem tem um papel decisivo na saúde da população. “São eles que estão 24 horas trabalhando na assistência para a recuperação dos pacientes e merecem todo homenagem e valorização”, enfatizou.
A programação da Semana da Enfermagem iniciou no dia 12 de maio com um grande abraço na frente HMS, além de um momento ecumênico com apresentações da Banda da Polícia Militar e show de talentos com alguns profissionais que atuam no Hospital.
Ascom HMS e UPA 24h