Profissionais da enfermagem farão um grande abraço ao HMS

Será uma homenagem à classe da Enfermagem e ainda um ato simbólico de apoio ao Projeto de Lei 2564/2020, que tramita no Senado.

No dia 12 de maio, a partir das 8 horas, acontecerá o “grande abraço” coletivo em torno de toda a quadra onde está a estrutura do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem. O ato simbólico foi organizado pelos líderes que atuam no HMS e Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24h com o objetivo de mostrar a importância da valorização da classe e reforçar o apoio a PL 2564/2020. A PL estabelece o Piso Salarial e a jornada semanal de 30 horas para os enfermeiros de todo o Brasil.

A concentração do evento será na frente do HMS, pela Avenida Presidente Vargas. O abraço deve acontecer das 8h às 10h e em seguida haverá um ato solene com a presença da banda da Polícia Militar e autoridades.

“Nós queremos convidar todos os profissionais da Enfermagem e todos que atuam na área da saúde para esse momento emblemático e de confraternização da nossa classe. Vamos mostrar que estamos unidos e que temos voz e força para que haja a aprovação da PL. Faremos algo com a segurança devida”, enfatizou Joycineia Assunção, uma das organizadoras do evento e também coordenadora de enfermagem do HMS.

A diretora geral do HMS, Christiani Schwartz, que é enfermeira de formação e atuou por muitos anos na assistência fala que a homenagem é mais que merecida. “A nossa direção apoia este ato, estamos trabalhando junto para que seja um momento bonito, bem organizado e seguro. A reivindicação é antiga e tem o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho de nós profissionais da enfermagem”, destacou.

No Brasil, existem mais de 2,3 milhões de trabalhadores da enfermagem e a reivindicação para o que contempla a PL já dura duas décadas. “Estamos muito felizes com o que vai acontecer no Dia da Enfermagem. Principalmente porque estamos recebendo apoio da direção das Unidades e da prefeitura”, disse Joycineia.

Organização e segurança do abraço

As pessoas que forem participar do abraço deverão estar obrigatoriamente de máscara e a sugestão é que estejam usando calça jeans e uma blusa branca. A organização se dará da seguinte forma: cada um deverá ficar ao lado do colega, mas com o distanciamento de um metro. Ao final, a proposta é que se forme um círculo ao redor de toda a estrutura do HMS, que passa pelas avenidas Presidente Vargas, Barão do Rio Branco, Marechal Rondon e Travessa Silvino Pinto. O movimento para formar o abraço iniciará ás 8h e terá a retaguarda da SMT. A previsão de encerramento é até ás 10h.

No ato solene, após o abraço, só poderá ficar alguns profissionais que deverá contabilizar a quantidade de 30 pessoas.

Ascom HMS e UPA 24h