Morre Orlando Pereira, incansável na luta pela criação do Estado do Tapajós.

Orlando deixa um legado de conhecimento e militância pela emancipação da região.

Com sentimento de profundo pesar, dor e perda que o Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICEPT) comunicou o falecimento de um líder pela criação do novo Estado. Orlando Pereira foi pioneiro do movimento, coordenador por diversos anos da luta e ex-membro da diretoria deste Instituto.

Líder inquestionável pela emancipação para a criação do novo estado, Orlando, se destacou por décadas como grande conhecedor e entusiasta por melhores condições de vida para a população da região do Tapajós.

Lutou bravamente pela aprovação do primeiro pedido de plebiscito sob a liderança do então deputado federal Hilário Coimbra e pelo plebiscito de 2011. Trabalho que durou longos 22 anos. Os corredores do Congresso Nacional por dezenas de vezes, foram testemunha das articulações com deputados e senadores.

Liderou juntamente com outros grandes homens e mulheres o abaixo assinado, que constavam 17000 assinaturas visando o andamento da emancipacionista e a Frente Popular e Comitê Pró Estado do Tapajós.

“Impossível para nós prestar toda a honra merecida a esse grande líder da luta emancipacionista. Lamento essa irreparável perda. Foi meu amigo, professor e mestre. Ficará a paixão e sentimento sincero com que lutava para que a vida de todos nós da região do Tapajós fosse melhor”, declarou o presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão

Estendemos nossos votos de força e fé aos familiares e amigos, que encontrem consolo no grande legado de luta que deixa nosso líder e amigo Orlando Pereira de Lima Filho.

Fonte: Tapajós meu Estado